Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4665
Autor(a): COSTA, Karla Cyrlene De Souza Da
Orientador: PINHO, Kátia Rose Oliveira de
Título: A inclusão de alunos surdos na educação de Jovens e Adultos (EJA
Palavras-chave: Surdos;Educação de surdos;Inclusâo;Libras
Data do documento: 7-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: COSTA, Karla Cyrlene de Souza da. Inclusão de Alunos Surdos na Educação De Jovens e Adultos (EJA). 2021. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Libras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021. Citação com autor incluído no texto: Costa (2021)
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a inclusão de alunos surdos na educação de jovens e adultos (EJA). Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, usando a pesquisa-ação como estratégia. O objetivo geral é elencar e analisar quais foram as contribuições que ocorreram durante o processo de inclusão de alunos surdos na EJA, considerando, entre outros aspectos, a formação dos professores e suas concepções pedagógicas acerca da inclusão. As pesquisas foram realizadas em duas escolas públicas municipais da região sul da cidade de Palmas-Tocantins, com a finalidade de mapear se, entre os anos de 2010 a 2019 houve procura de vagas por alunos surdos para se matricularem na modalidade da EJA, se algum aluno foi matriculado e se esse aluno frequentou e conseguiu concluir seus estudos. Para conhecer a realidade destas escolas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as coordenadoras, professores, intérpretes de língua de sinais, alunos surdos e família. As entrevistas revelaram indícios de ausência de práticas educativas voltadas aos alunos surdos e práticas pedagógicas voltadas somente para alunos ouvintes. Tais práticas poderiam abranger a todos para que não houvesse exclusão dos que são os sujeitos no processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This research has as its theme the inclusion of deaf students in the education of young people and adults (EJA). This is a research with a qualitative approach, using action research as a strategy. The general objective is to list and analyze what were the contributions that occurred during the inclusion process of deaf students in the EJA, considering, among other aspects, the teacher's education and pedagogical conceptions about inclusion. The research was carried out in two municipal public schools in the southern region of the city of Palmas-Tocantins, in order to map whether, between the years 2010 and 2019, there was a search for vacancies for deaf students to enroll in the modality of the EJA, if any student was enrolled and if this student attended and was able to complete their studies. To know the reality of these schools, semi-structured interviews were conducted with the coordinators, teachers, sign language interpreters, deaf students and family. The interviews revealed indications of the absence of educational practices aimed at deaf students and pedagogical practices aimed only at hearing students. Such practices could cover everyone so that there is no exclusion of those who are the subjects in the teaching and learning process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4665
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc Karla.pdf682.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.