Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4632
Autor(a): Marques, Ingrid Andrade
Orientador: Silva, Olívia Aparecida
Título: A construção da identidade feminina pós-moderna em Solo Feminino e Meus Queridos Estranhos, de Livia Garcia-Roza
Palavras-chave: Identidade; Literatura brasileira contemporânea; Pós-modernidade; Representação; Identity; Contemporary Brazilian Literature; Postmodernity; Representation
Data do documento: 7-Dez-2022
Citação: MARQUES, Ingrid Andrade. A construção da identidade feminina pós-moderna em Solo Feminino e Meus Queridos Estranhos, de Livia Garcia-Roza.2022.110f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Porto Nacional, 2022.
Resumo: Neste trabalho apresentamos o resultado da análise dos romances Solo Feminino: Amor e desacerto (2002) e Meus queridos estranhos (2017), de Livia Garcia-Roza. O objetivo principal da pesquisa foi analisar os perfis e a construção da identidade feminina das personagens protagonistas dessas narrativas, inseridas no contexto pós-moderno da literatura brasileira contemporânea. Para realização dessa pesquisa, os teóricos BAUMAN (2001, 2004), HALL (2019) e HUTCHEON (1991), dentre outros, foram basilares para explicitação de conceitos referentes às mudanças das relações de gênero e configurações dos relacionamentos provenientes da modernidade. Providos desse aparato teórico, é perceptível a maneira como a obra literária de Livia Garcia-Roza abriu espaço para a representação das mulheres sujeitos que inscrevem seus corpos em seus projetos de identidades abertas. Ambas as protagonistas volvem seus olhares em suas interioridades, deixando à mostra seus anseios por meio de sua “voz” narrativa, buscando assim confrontar suas limitações e alcançar seus objetivos.
Abstract: In this work, we present the result of the analysis of the novels Female Solo: Love and Mistake (2002) and My dear strangers (2017), by Livia Garcia-Roza. The main objective of the research was to analyze the profiles and the construction of the feminine identity of the main characters of these narratives, inserted in the postmodern context of contemporary Brazilian literature. To carry out this research, the theorists BAUMAN (2001, 2004), HALL (2019) and HUTCHEON (1991), among others, were instrumental in explaining concepts related to changes in gender relations and configurations of relationships arising from modernity. Equipped with this theoretical apparatus, it is noticeable how the literary work of Livia Garcia-Roza opened space for the representation of female subjects, who inscribe their bodies in their projects of open identities. Both protagonists turn their gaze to their interiorities, revealing their desires through their narrative “voice”, thus seeking to confront their limitations and achieve their goals.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4632
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