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dc.contributor.advisorBorges, Thelma Pontes-
dc.contributor.authorArruda, Anna Caroliny dos Santos-
dc.date.accessioned2023-01-31T19:48:48Z-
dc.date.available2023-01-31T19:48:48Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationARRUDA, Anna Caroliny dos Santos. A perceção das emoções nos memoriais de estágio dos discentes do curso de letras da universidade federal do norte do Tocantins. 39f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4577-
dc.description.abstractWhen considering the importance of specific knowledge about emotional development and its interference in the teaching-learning process, we verified whether students (future professors) of the Letters course at the Federal University of Northern Tocantins identify such aspects in their analysis of internship activities. With remote teaching, Internship discipline had to adapt to the scenario due to the Covid-19 pandemic, leading interns to teach classes online for students from Public Schools. In order to carry out the research, fourteen (14) internship memorials were analyzed, but only six (6) were broken down in the research, as they obtained more information. Content analyzes were based on Bardin (2011) and three categories were constructed that refer to self-perception, feelings and the interference of emotions in the teaching1 learning process. These memorials are analyzed in the light of the theories of Piaget (1896/1980), Freire (1921/1997) and Vygotsky (1986/1934). We noticed that the emotional elements are pointed out by the trainees, despite being little thematized.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectMemoriais.pt_BR
dc.subjectEmoções.pt_BR
dc.subjectEstágio.pt_BR
dc.subjectPandemia.pt_BR
dc.titleA perceção das emoções nos memoriais de estágio dos discentes do curso de letras da universidade federal do norte do Tocantins.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoAo considerar a importância de conhecimentos específicos acerca de desenvolvimento emocional e suas interferências no processo ensinoaprendizagem, verificamos se os discentes (futuros professores) do curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins identificam tais aspectos em suas análises das atividades de estágios. Com o ensino remoto, disciplina de Estágio precisou adaptar-se ao cenário em virtude da pandemia de Covid19, levando os estagiários a ministrarem aulas de forma online para alunos de Escolas Públicas. Para a efetivação da pesquisa, foram analisados quatorze (14) memoriais de estágio, mas apenas seis (6) foram destrinchados na pesquisa, por obterem mais informações. As análises de conteúdo foram feitas com base em Bardin (2011) e chegou-se à construção de três categorias que remetem à autopercepção, aos próprios sentimentos e à interferência das emoções no processo de ensino-aprendizagem. Esses memoriais são analisados à luz das teorizações de Piaget (1896/1980), Freire (1921/1997) e Vygotsky (1986/1934). Percebemos que os elementos emocionais são apontados pelos estagiários, apesar de serem pouco tematizados.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E SUAS RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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