Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4567
Autor(a): Silva, Livanda Coelho da
Orientador: Brito, Antônio Johnatan Gomes
Título: O Ensino da Literatura Brasileira em uma escola estadual no município de Filadélfia.
Palavras-chave: Escola.;Ensino de Literatura.;Formação do Leitor.;Leitura.
Data do documento: 31-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SILVA, Livanda Coelho da. O Ensino da Literatura Brasileira em uma escola estadual no município de Filadélfia. 33f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2017.
Resumo: A Literatura Brasileira é um dos principais mecanismos para o desenvolvimento da leitura no ensino médio. Este trabalho de conclusão de curso traz o resultado da pesquisa realizada com 15 alunos do ensino médio na Escola Estadual Professor José Francisco dos Montes, em que procurou saber a importância da Literatura Brasileira para o desenvolvimento da leitura destes. A pesquisa foi qualitativa, pois priorizou-se a qualidade do desenvolvimento da leitura através da literatura na escola campo, observando o desenvolvimento das aulas do professor de Língua Portuguesa, bem como a aplicação de um questionário em que o educador expôs suas facilidades e dificuldades em sala de aula. Com as respostas de professor e alunos, percebeu-se o quão importante é o incentivo à leitura crítica e reflexiva para aguçar o gosto pelo ato de ler. A falta de compromisso dos educandos ainda é um problema para a escola, por isso, muitos autores debatem sobre o assunto e as metodologias que poderiam amenizar a deficiência da leitura e também soluções para o letramento literário, através do trabalho com a importância da leitura é possível formar educandos críticos e reflexivo a respeito daquilo que eles leem. Sabe-se que alfabetizar pessoas não é uma tarefa fácil, principalmente se o aluno te, dificuldade de aprendizagem já cursando o ensino médio, nessa fase da vida escolar, o estudante deve estar preparado para o ingresso no ensino superior, portanto, deve saber ler e interpretar de forma coerente os textos que se encontram a sua volta, sejam livros, sejam digitais, para isso a escola e o educador devem proporcionar um ambiente propício para estimular a aquisição da tão almejada interpretação crítico/reflexiva.
Abstract: sem tradução
URI: http://hdl.handle.net/11612/4567
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIVANDA COELHO DA SILVA - TCC - LETRAS.pdf490.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.