Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4559
Autor(a): Feitosa, Isiane Mentel Santos
Orientador: Sélis, Plínio Sabino
Título: A contribuição do ensino de língua portuguesa para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino fundamental II.
Palavras-chave: Cognitivo.;Aprendizagem.;Habilidades.;Ensino Fundamental II.;Língua Portuguesa.
Data do documento: 30-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Feitosa, Isiane Mentel Santos. A contribuição do ensino de língua portuguesa para o desenvolvimento cognitivo dos alunos no ensino fundamental II. 43 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2017.
Resumo: Objetivamos analisar e abordar o ensino de Língua Portuguesa em torno do desenvolvimento cognitivo de alunos do ensino fundamental II sugerindo assim metodologias de trabalho que possam ser aplicadas, por meio do contexto formal e informal. Visando ainda a compreensão de como esse desenvolvimento se constitui nos percursos indicados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais– (PCN) de língua portuguesa, no que diz respeito à reflexão sobre a língua. Nesse sentido a abordagem se fará, por meio de um estudo com embasamento teórico pratico para a observância do desempenho cognitivo. A pesquisa envolveu uma turma do 9° ano contendo 17 alunos, nesta turma foi aplicado um questionário avaliativo a fim de compreender melhor o estudo em questão, sendo ainda aplicado um questionário a professora de língua portuguesa. Quanto à abordagem a analise dos resultados desta pesquisa possibilita classifica-lá como quantitativa. Desta forma visa-se observar como o ensino da língua portuguesa é aplicado e como poderia ser desenvolvido para que ocorresse um melhor desempenho do aluno, auxiliando o mesmo em outras disciplinas e nas resoluções de conflitos ocasionados pela dificuldade de aprendizado. Assim será imprescindível estabelecer a necessidade de aprendizagem da linguagem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e suas reais habilidades, retirando implicaturas sobre a necessidade de se trabalhar o ensino da disciplina em consonância com todo o seu campo de conhecimento do normativo ao literário, a fim de proporcionar um estimulo no desenvolvimento cognitivo do aluno.
Abstract: This paper has as its purpose to analyze and to approach the cognitive development of middle school students during the classes of Portuguese Language, suggesting methodologies to be explored by the students, making connections with the formal and informal speech. Also, trying to comprehend how this development involves what is prescribed by the ParâmetrosCurricularesNacionais de Lingua Portuguesa (PCN), regarding a deep reflection over the language. In this tone, the research seeks to bring a practical and theoretical view to observe the cognitive development. The project has as subject 9th graders, which are up to 17 in classroom, where a survey was conducted – including the teacher – meaning to better understand the concept of the cognitive development. As for the analysis of the results, it classifies this research as quantitative; intending to detect how Portuguese is used and could be used to enhance the students’ cognitive development, what also can help them with other subjects and the resolution of conflicts caused by learning difficulties. In this manner, it is highly important to establish the very necessity of Portuguese language learning to students’ cognitive development and their real abilities with the language, leaving aside the problematic of working with the normative and literary use of the language to develop their cognitive skill.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4559
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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