Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4555
Autor(a): Soares, Matheus Gonçalves
Orientador: Itoz, Clarete de
Título: Estado da arte dos trabalhos de conclusão de curso produzidos no curso de logística 2012 a 2021.
Palavras-chave: Produções acadêmicas;Trabalho Conclusão de Curso;Perfil Profissional;Academic productions;Course Completion Work;Professional Profile.
Data do documento: 30-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOARES, Matheus Gonçalves. Estado da arte dos trabalhos de conclusão de curso produzidos no curso de logística 2012 a 2021. 2022. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
Resumo: Este trabalho exibe um estudo bibliométrico sobre as produções acadêmicas do Curso Superior de Tecnologia em Logística a Universidade Federal do Tocantins, campus Araguaína-Cimba, no período de 2012 a 2021. Por meio de estado da arte, com método bibliométrico e pesquisa do tipo qualitativa, busca-se apontar, pelos títulos, qual é o possível campo de atuação da logística e qual é a metodologia que predomina nessas publicações. Para apontar o campo de atuação usou-se como parâmetro aqueles descritos no Catálogo Nacional de Cursos Tecnólogos. Os resultados demonstram que, pelos títulos dos Trabalhos de Conclusão de Curso TCC’s 19% dos formandos têm o perfil de gerenciar operações e processos logísticos e o tipo de pesquisa que mais prevalece fazendo o mapeamento pelas metodologias descritas é a pesquisa bibliográfica, se destaca com 72,25%. O estudo ainda evidenciou o campo de atuação que mais prevalece segundo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores CNCST-2016, fazendo essa abordagem o campo de atuação que teve uma clara relevância foi empresas em geral (indústrias, comércios e serviços), a pesquisa ainda comenta qual ocupação CBO teve mais relevância.
Abstract: This work presents a bibliometric study on the academic productions of the Higher Course of Technology in Logistics at the Federal University of Tocantins, Araguaína-Cimba campus, from 2012 to 2021. Through the state of the art, with a bibliometric method and qualitative research, we seek to point out, by the titles, what is the possible field of activity of logistics and what is the methodology that predominates in these publications. To point out the field of action, those described in the National Catalog of Technological Courses were used as a parameter. The results demonstrate that, by the titles of the Course Conclusion Papers (TCC's) 19% of the trainees have the profile of managing operations and logistical processes and the type of research that most prevails making the mapping by the described methodologies is the bibliographic research, stands out with 72.25%. The study also highlighted the field of action that most prevails according to the National Catalog of Higher Education Courses (CNCT- 2016), making this approach the field of action that had a clear relevance was companies in general (industries, commerce and services), the research also comments on which CBO occupation was more relevant.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4555
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