Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4528
Autor(a): Jardim, Carlos Eduardo Herculano
Orientador: Oliveira, Luiz Roberto Peel Furtado de
Título: Língua portuguesa: conceituação e usos do tempo pretérito.
Palavras-chave: Ensino.;Pretérito.;Verbos.;Linguagem.;Língua.;Gramática.
Data do documento: 25-Jan-2023
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: JARDIM,Carlos Eduardo Herculano. Língua portuguesa: conceituação e usos do tempo pretérito. 42 f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2017.
Resumo: Por muitos anos, as indicações de uso dos pretéritos no ensino dos verbos nas aulas de língua portuguesa são orientadas de maneira escassa e tradicional, obstruindo por muitas vezes suas acepções durante o ato locutório, impedindo que aluno compreenda suas formas distintas empregadas na variante padrão. O objetivo desse trabalho visa à conscientização dos professores da educação básica ao desenvolver suas metodologias e práticas no ensino gramatical dos verbos, analisando as contribuições dos tempos verbais, ressaltando a importância do uso do tempo pretérito para o processo do ensino da língua portuguesa, conceituando-os e apontando a relevância de uso de cada um deles. As concepções utilizadas abordam temas como Língua, Linguagem, Gramática e Tempos Pretéritos: concepções e valores. O método utilizado para esta pesquisa é dedutivo, pois considera essencialmente experiências precedentes com base em análises de cunho bibliográfico, indicando as relações de prática entre o ensino e uso de metodologias gramaticais na formação do aluno, leitor e professor de língua materna. O trabalho presente resultou em um estudo de suma importância para o aprendizado acadêmico e desenvolvimento metodológico de futuros professores de língua portuguesa em relação ao processo de ensino aprendizagem dos estudos gramaticais, contribuindo grandemente para o processo significativo constituídos na estrutura da língua materna.
Abstract: For many years, the use of preterite tense in the teaching of verbs in Portuguese language classes has been oriented in a scarce and traditional way. Sometimes this can obstruct their meanings during the locutionary act, preventing the student from understanding the different forms used in the standard variant . This reaserch has as objective the awareness of the teachers of basic education by developing their methodologies and practices in the verbal grammar teaching, analyzing the contributions of verbal tenses, emphasizing the importance of the use of preterite tense for the process of teaching Portuguese language, and pointing out the relevance of the use of each of them.The conceptions used cover topics such as Language, Grammar and Preterite Tense: conceptions and values. The method used for this research is deductive, since it essentially considers previous experiences based on bibliographic analyzes, indicating the relations of the practices between the teaching and use of grammatical methodologies in the training of the student, reader and native language teachers. This reasearch is important for the academic learning and methodological development of future Portuguese language teachers in relation to the teaching-learning process of grammar studies. It also contributes greatly to the significant process constituted in the structure of the mother language.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4528
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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