Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4527
Authors: Braga, Geovanna Pires dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Mendanha, José Francisco
Title: E-commerce em uma empresa de pequeno porte:
Keywords: COVID-19;Pandemia;E-commerce;Marketing;Pandemic.
Issue Date: 25-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BRAGA, Geovanna Pires dos Santos. E-commerce em uma empresa de pequeno porte: um estudo de caso em uma loja de cosméticos do varejo na cidade de Araguaína - TO. 2021. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O e-commerce realiza o processo de compra/venda por meio da rede mundial de computadores. O presente estudo buscou entender o modus operandi desta ferramenta que auxilia as empresas de pequeno porte na vantagem competitiva, principalmente com a pandemia causada pelo COVID-19, que modificou diversos aspectos da vida em sociedade. Como contraste resultante desta pandemia, ocorreu uma grande modificação no comportamento dos consumidores nos diversos segmentos de mercados, com diversos impactos decorrentes da redução da circulação das pessoas (uma medida instaurada com o intuito de evitar a propagação do vírus). Entretanto, essas medidas causaram consequentemente o fechamento de empresas que atendem ao varejo, o que tem aumentado a demanda pela modalidade de comércio digital. Por este ângulo, o presente trabalho tem como objetivo compreender os impactos causados pela pandemia nas pequenas empresas e como influenciou no aumento do e-commerce. A pesquisa realizada apresentou uma pequena empresa do ramo de Cosméticos, abordando as perspectivas e dificuldades enfrentadas durante o período de pandemia, e sobretudo entender como o e-commerce auxiliou nesse processo. Utilizou-se do procedimento metodológico de estudo de caso, o roteiro de entrevista foi aplicado no período de outubro de 2021, sendo também utilizada a pesquisa bibliográfica para nortear o estudo que se realizou durante o periodo de outubro a dezembro de 2021. Para a realização do estudo, utilizou-se da coleta de dados através de entrevistas realizadas pessoalmente e via Google Meet.
Abstract: E-commerce performs the purchase/sale process through the world wide web, this study sought to understand the modus operandi of this tool helps small businesses gain a competitive advantage, especially with the pandemic caused by COVID - 19, which changed several aspects of life in society. As a result of this pandemic contrast, which has changed the behavior of consumers in different market segments. The impacts resulting from the reduction in the circulation of people as a measure to prevent the spread of the virus and the closing of companies that serve the retail sector, which has increased the demand for the modality of digital commerce. From this angle, this work aims to understand the impacts caused by the pandemic on small businesses and how it influenced the increase in e-commerce. The research carried out presented a small company in the cosmetics sector, addressing the perspectives and difficulties faced during the pandemic period, and above all understanding how e- commerce helped in this process. The methodological procedure of case study was used, the interview script was applied from October to December 2021, and bibliographic research was also used to guide the study. To carry out the study, we used data collection through interviews conducted in person and via Google Meet.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4527
Appears in Collections:Logística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEOVANNA PIRES DOS SANTOS BRAGA -TCC - LOGÍSTICA.pdf680.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.