Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4517
Autor(a): LIMA, WANESSA RAQUEL XAVIER RIBEIRO
Orientador: Claro, Lisiane Costa
Título: A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave: Educação Ambiental;BNCC;Currículo;Environmental Education;BNCC;Curriculum
Data do documento: 12-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Wanessa Raquel Xavier Ribeiro Lima. A educação ambiental e seu espaço na base nacional comum curricular (BNCC) na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. 38 f. 2022. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: A Educação Ambiental é um tema necessário, pois por meio deste caminho se faz possível a construção de consciência crítica dos cidadãos, considerando a importância de serem mais participativos em relação ao meio socioambiental. O presente trabalho tem por objetivo identificar como a EA está presente na Base Nacional Comum Curricular nos anos iniciais (1o ao 5o ano) do Ensino Fundamental e na Educação Infantil (creche e pré-escola). Neste sentido, são consideradas as leituras e estudos em torno dos documentos como legislações da Educação e da EA, além dos documentos normativos e orientativos curriculares. Além disto, o estudo considera referenciais teóricos, como: Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Silvana do Nascimento Silva, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Taís Cristine Ernst Frizzo, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Antoni Zabala, Ebenezer Takuno de Menezes, Terezinha Rios, Genebaldo Freire Dias, Eduardo D. Griotto, Antônio Vitor Rosa, Marcos Sorrentino, Maria Henriqueta Andrade Raymundo. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, recorrendo a análise documental tendo como objeto a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados corroboram para identificar a presença frágil e mesmo ausência da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil proposta pela Base Nacional Comum Curricular.
Abstract: Environmental Education is a necessary topic, because it is through it that it is possible to make citizens aware of the importance of being more participatory in relation to the socio-environmental environment. The present work aims to identify how the National Common Curricular Base proposes Environmental Education in the early years (1st to 5th year) of Elementary School and Early Childhood Education (nursery and preschool). In this sense, readings and studies around documents such as laws and national curriculum parameters will be considered. With theoretical references, authors are presented as: Carlos Frederico Bernardo Loureiro, Silvana do Nascimento Silva, Mayra da Silva Cutruneo Ceschini, Taís Cristine Ernst Frizzo, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Antoni Zabala, Ebenezer Takuno de Menezes, Terezinha Rios, Genebaldo Freire Dias, Eduardo D. Griotto, Antônio Vitor Rosa, Marcos Sorrentino, Maria Henriqueta Andrade Raymundo. The research has a qualitative approach, resorting to document analysis having as object the National Common Curricular Base. The results corroborate to identify the presence or absence of Environmental Education in the initial years of Elementary School and in Early Childhood Education and as proposed by the National Curricular Common Base.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4517
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