Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4486
Autor(a): Silva, Allyk Borges
Orientador: Grangeiro, Adriano Filipe Barreto
Título: Qualidade do sono e fatores associados em estudantes de Educação Física durante o modelo remoto na Universidade Pública do Norte do Tocantins
Palavras-chave: Educação Física;COVID-19;Sono;Saúde do Estudante;Transtornos do Sono-vigília;Physical education;COVID-19;Sleep;Student Health;Sleep-wake disorders
Data do documento: 21-Nov-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Allyk Borges Silva. Qualidade do sono e fatores associados em estudantes de Educação Física durante o modelo remoto na Universidade Pública do Norte do Tocantins. 2022. 53 f. Monografia (Graduação) - Curso de Educação Física, UFT, Tocantinópolis, 2022.
Resumo: O sono é fundamental para mantermos um bom funcionamento do organismo e ser condição necessária para sobrevivência humana, com função principal na recuperação física e psíquica. Com a pandemia da COVID-19, os transtornos do sono se potencializaram e durante o período da quarentena, foi verificado uma queda no bem-estar físico e mental dos seres humanos, e tal condição sendo relacionada à diminuição da qualidade do sono. Desse modo, a falta de sono ou problemas relacionados ao dormir se tornou um mal para os universitários, uma realidade que muitos jovens enfrentam no dia a dia com sonolência diurna e transtornos causados com a dificuldade para dormir. O presente estudo teve como objetivo analisar qualidade do sono e fatores associados em estudantes de Educação Física durante o modelo remoto na Universidade Pública do Norte do Tocantins. Trata-se de um estudo descritivo com caráter transversal e abordagem quantitativa. A amostra foi constituída de todos os alunos do Curso de Licenciatura de Educação Física de uma Universidade Pública do Norte do Tocantins, matriculados no semestre 2021.2 e definida por amostra de conveniência. Foram aplicados questionários sociodemográficos e o índice de qualidade de sono de Pittsburgh (IQSP). Os dados foram coletados através do Google Forms por meio de formulários online sendo enviado individualmente pelo e-mail institucional a cada participante. A análise dos dados foi realizada no software Statistical Package for Social Sciences 22.0 e os participantes divididos em dois grupos: Grupo 1: boa qualidade do sono e Grupo 2: qualidade do sono ruim/transtornos do sono conforme o IQSP. Nos 68 alunos estudados, verificou-se que 50 (73,5%) apresentaram qualidade do sono ruim/transtornos do sono, sendo 24 (35,3%) do sexo masculino e 26 (38,2%) do sexo feminino, sem diferença significativa entre os grupos. Quanto às médias das idades dos dois grupos, no grupo com boa qualidade do sono foi de 25,5 (±6,58) anos, e com qualidade de sono ruim/transtornos do sono de 24,78 (±5,89) anos. Com relação à quantidade de filhos da amostra estudada, 41 (82,0%) dos que não tem filhos apresentaram qualidade de sono ruim/transtornos do sono com diferença significativa entre os dois grupos (p=0,02). Observa-se que 22 (44,0%) dos alunos integrantes ao terceiro ano do curso apresentaram qualidade do sono ruim/transtornos do sono. Vale destacar um dado importante com relação aos alunos do quarto ano em que 9 (50,0%) demonstraram boa qualidade do sono. Diante dos achados, os estudantes parecem estar mais expostos a qualidade do sono ruim/transtorno do sono, sendo aqueles do 3o ano (5o e 6o período) os mais afetados e apresentando uma percepção pior da qualidade do sono. Portanto, é necessário identificar precocemente e medidas de intervenções não farmacológicas devem ser implantadas para melhorar a higiene do sono desses discentes visando uma melhor qualidade do sono e minimizando risco para o desenvolvimento de instalação dos transtornos do sono.
Abstract: Sleep is essential to maintain a good functioning of the organism and to be a necessary condition for human survival, with main function in the physical and psychic recovery. With the COVID-19 pandemic, sleep disorders were intensified and during the quarantine period, a drop in the physical and mental well-being of human beings was verified, and this condition was related to the decrease in sleep quality. In this way, lack of sleep or problems related to sleep have become a problem for university students, a reality that many young people face on a daily basis with daytime sleepiness and disorders caused by difficulty sleeping. The present study aimed to analyze sleep quality and associated factors in physical education students during the remote model at the Universidade Public do Norte do Tocantins. This is a descriptive study with a cross-sectional character and a quantitative approach. The sample consisted of all students of the Physical Education Degree Course at a Public University in the North of Tocantins, enrolled in semester 2021.2 and defined by a convenience sample. Sociodemographic questionnaires and the Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI) were applied. Data were collected through Google Forms through online forms being sent individually by institutional email to each participant. Data analysis was performed using the Statistical Package for Social Sciences 22.0 software and participants were divided into two groups: Group 1: good sleep quality and Group 2: poor sleep quality/sleep disorders according to the PSQI. Of the 68 students studied, it was found that 50 (73.5%) had poor sleep quality/sleep disorders, 24 (35.3%) were male and 26 (38.2%) were feminine, without significant difference between groups. As for the average age of the two groups, in the group with good sleep quality it was 25.5 (±6.58) years, and with poor sleep quality/sleep disorders it was 24.78 (±5.89) years. Regarding the number of children in the studied sample, 41 (82.0%) of those who did not have children had poor sleep quality/sleep disorders, with a significant difference between the two groups (p=0.02). It is observed that 22 (44.0%) of the students participating in the third year of the course had poor sleep quality/sleep disorders. It is worth highlighting an important data regarding fourth year students, in which 9 (50.0%) demonstrated good sleep quality. In view of the findings, students seem to be more exposed to poor sleep quality/sleep disorder, with those in the 3rd year (5th and 6th period) being the most affected and presenting a worse perception of sleep quality. Therefore, it is necessary to identify early and non-pharmacological intervention measures must be implemented to improve the sleep hygiene of these students, aiming at a better quality of sleep and
URI: http://hdl.handle.net/11612/4486
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