Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4444
Autor(a): Oliveira, Vinicius Canafistula de
Orientador: Borges, Thelma Pontes
Título: Desenvolvimento emocional dos personagens do livro o “senhor das moscas” (Willian Golding).
Palavras-chave: Literatura.;Distopia.;Psicologia.;Ética.
Data do documento: 5-Dez-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: OLIVEIRA,Vinicius Canafistula de. Desenvolvimento emocional dos personagens do livro o “senhor das moscas” (Willian Golding). 52f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.
Resumo: O livro O senhor das moscas, de Willian Golding, romance inglês, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, apresenta uma distopia a partir da história de um grupo de garotos que, após um acidente aéreo, param numa ilha deserta e precisam sobreviver sozinhos. O artigo visa analisar o desenvolvimento moral dos personagens do livro com base na teoria de Jean Piaget sobre o desenvolvimento moral verificando como se posicionam frente aos dilemas que o convívio na ilha impõe. O desenvolvimento moral ocorre por sucessivos processos de reorganização da psiquê, em função de situações sociais dialógicas, que produzem, ou não, avanços qualitativos na moralidade humana. Utiliza-se o método piagetiano na análise das narrativas e no contexto literário de cada personagem e/ou do grupo. A análise de dois grupos de crianças, que se separam e lutam entre si, demonstra que a aglutinação ocorreu a partir de características psicológicas em comum. Dessa forma o primeiro grupo foi marcado por uma liderança autônoma cujos membros conseguiam trabalhar pela descentração cognitiva, compartilhamento de ideias esculpindo o que Piaget denomina de autonomia moral; o segundo grupo possui um líder preocupado com si mesmo, incapaz de atender à coletividade, demonstrando rasteira cognitiva e moral e seus membros têm como característica a necessidade de serem guiados e protegidos, manifestando imaturidade psíquica típica da heteronomia. Considera-se a heteronomia como um momento de alta vulnerabilidade à influência de outros, podendo ser conduzidas a comportamentos grupais não adequados ao convívio coletivo, enquanto a autonomia moral é dada por um estilo de personalidade que permite a atribuição do bem coletivo à frente da individualidade.
Abstract: The book “The Lord of the Flies” by Willian Golding, an English novel, Nobel Prize winner for Literature presents a dystopia based on the story of a group of boys who, after a plane crash, stop on a desert island and need to survive on their own. The article aims to analyze the moral development of the characters in the book based on Jean Piaget's theory on moral development, verifying how they position themselves in the face of the dilemmas imposed by living on the island. Moral development occurs through successive processes of reorganization of the psyche, due to dialogical social situations, which produce, or not, qualitative advances in human morality. The Piagetian method is used in the analysis of narratives and in the literary context of each character and/or group. The analysis of two groups of children, who separate and fight each other, demonstrates that the agglutination occurred from common psychological characteristics. Thus, the first group was marked by an autonomous leadership whose members were able to work for cognitive decentering, sharing ideas, sculpting what Piaget calls moral autonomy; the second group has a leader concerned with himself, unable to attend to the community, demonstrating cognitive and moral slippage and its members are characterized by the need to be guided and protected, manifesting psychic immaturity typical of heteronomy. Heteronomy is considered a moment of high vulnerability to the influence of others, which can lead to group behaviors that are not suitable for collective interaction; while, moral autonomy is given by a personality style that allows the attribution of the collective good ahead of individuality.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4444
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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