Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4428
Autor(a): Matos, Maria das Graças Ferreira de
Orientador: Castiglioni, Ana Claudia
Título: Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína.
Palavras-chave: Leitura.;Importância da leitura.;Perfil do leitor.
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: MATOS, Maria das Graças Ferreira de. Leitura e autopercepção da formação de leitor de estudantes do curso de letras da UFT/câmpus Araguaína. 36f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica relacionada à da importância do aprendizado da leitura e do ato de ler, bem como de sua contribuição para o desenvolvimento intelectual e social do sujeito, abordando possíveis problemáticas que faz com que o sujeito perca o interesse pela leitura. Este artigo tem o objetivo de apresentar, também, uma breve análise sobre o perfil de leitor dos acadêmicos do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Unidade Cimba. Para tanto, este artigo apoiou-se em alguns teóricos, entre eles, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998), Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008) e Silva (2016), cada autor oportuniza-nos a construção de apontamentos relevantes sobre o processo de desenvolvimento no aprendizado da leitura. Na breve análise do perfil de leitor dos universitários do curso de Letras, foi possível fazer uma comparação dos perfis entre os alunos de períodos diferentes. De acordo com as leituras bibliográficas e aplicação do questionário, observou-se que os perfis dos acadêmicos de letras vão se modificando com passar dos períodos, os níveis de leituras se elevam.
Abstract: This article aims to present a literature review related to the importance of learning to read and the act of reading, as will as its contribution to the intellectual and social development of the subject, addressing possible issues that make the subject lose interest in reading. This article also aims to present a brief analysis of the reader profile of the academics of the Letters course at the Federal University of Tocantins (UFT)/Câmpus Araguaína – Cimba Unit. Therefore, this article was supported by some theorists, among them, Freire (2003), Soares (2009), Solé (1998), Kleiman (2001), Koch (2018), Barbosa (2008), and Silva (2016), each author allows us to build relevant notes on the development process in learning to read. In the brief analysis of the reader profile of university students in the Literature course, it was possible to compare the profiles between students from different periods. According to the bibliographic readings and the application of the questionnaire, it was observed that the profiles of academics of letters change as the periods go by, the reading levels rise.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4428
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA DE MATOS - TCC - LETRAS.pdf500.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.