Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4426
Authors: Negreiros, Loislene Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Júnior, Carlos Borges da Silva
Title: Os lampejos da memória em dois irmãos, de Milton Hatoum.
Keywords: Romance.;Dois Irmãos.;Memória.;Fragmentação.
Issue Date: 28-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: NEGREIROS,Loislene Barros. Os lampejos da memória em dois irmãos, de Milton Hatoum. 64f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discute o processo de construção da memória no romance Dois Irmãos, de Milton Hatoum (2000), a partir do elemento fragmentação. Para tanto, vale-se dos apontamentos teóricos de Giorgio Agamben (2009), sobre a obra literária contemporânea; Anthony Giddens (2002) e Stuart Hall (2013), com os apontamentos sobre Alta Modernidade e/ou Modernidade Tardia, bem como a ideia de hibridismo, discutidas por Hall (2013). Para compreender o jogo da memória na narrativa hatouniana, levando em consideração que há nas lembranças lacunas e silenciamentos, valeu-se dos estudos teóricos-críticos de Michael Pollak (1989), Maurice Halbwachs (2003), Didi-Huberman (2011) e Carlos Borges da Silva Júnior (2008). As concepções sobre o narrador pós-moderno são protagonizadas pelas incursões teóricas de Silviano Santiago (2002 [1986]) em contraste com os estudos de Walter Benjamin (2012). Para a análise, foram selecionados os excertos do livro Dois Irmãos, que destacam os fragmentos da memória das personagens Halim e Nael, tendo como metodologia a análise da narrativa literária. Como resultado do estudo, é possível apontar que as imagens do passado surgem como lampejos, um aspecto intermitente das lembranças.
Abstract: This work discusses the process of construction of memory in the novel Two Brothers, by Milton Hatoum (2000), from the fragmentation element. To this end, it uses the theoretical notes of Giorgio Agamben (2009), on the contemporary literary work; Anthony Giddens (2002) and Stuart Hall (2013), with the notes on High Modernity and/or Later Modernity, as well as the idea of hybridity, discussed by Hall (2013). To understand the memory game in the hatouniana narrative, taking into account that there are gaps and silencing in the memories, based on the critical-theoretical studies of Michael Pollak (1989), Maurice Halbwachs (2003), Didi-Huberman (2011) and Carlos Borges da Silva Júnior (2008). The conceptions about the postmodern narrator are starring by the theoretical incursions of Silviano Santiago (2002 [1986]) in contrast to the studies of Walter Benjamin (2012). For the analysis, were selected the excerpts from the book Two Brothers, that highlight the memory fragments of the characters Halim and Nael, having as methodology the analysis literary narrative. As a result of the study, is it possible point out that the images of the past appear as flashes, an intermittent aspect of memories.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4426
Appears in Collections:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOISLENE BARROS NEGREIROS - TCC - LETRAS.pdf620.03 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.