Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4400
Autor(a): Araújo, Daniela Lopes de
Orientador: Sena, Stefânia Steves da Silva
Título: A importância da língua de sinais para o processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos.
Palavras-chave: Educação Inclusiva.;Educação de surdos.;Libras.;Língua Portuguesa como segunda língua para surdos.;Bilinguismo.
Data do documento: 21-Nov-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: ARAÚJO,Daniela Lopes de. A importância da língua de sinais para o processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos. 32f. Monografia (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
Resumo: Falar de educação inclusiva é uma necessidade, é verdade que muito se tem falado sobre o assunto, mas ainda é pouco. Inclusão tem sido assunto muito debatido por vários estudiosos, todo esse debate tem surgido em decorrência da busca pelos direitos das pessoas com deficiências. Falar do surdo e seus direitos nos leva primeiramente a esclarecer o fato muitas vezes desconhecido ou mal entendido pela sociedade, que é deixar claro que o surdo não é considerado uma pessoa deficiente, haja vista que ele tem todo o seu cognitivo preservado, sendo assim possui em perfeito estado suas habilidades mentais. Esse debate tem gerado muitos desdobramentos e consequências. Como objetivo, vamos abordar um pouco da história dos surdos ao longo dos tempos destacando alguns conceitos históricos sobre o processo de inclusão. De forma sucinta, vamos também abordar o conceito de surdez e destacar algumas políticas públicas e o desafio de incluir. Tratar sobre esse tema nos leva também a analisar algumas metodologias usadas na Educação dos Surdos. A importância da língua de sinais para o processo de ensino e de aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos. Outra metodologia usada na educação do surdo é o Bilinguismo, pretendemos discorrer um pouco sobre este fator. Por meio deste trabalho, pretendemos promover uma reflexão sobre o processo de inclusão do surdo e, mais que isso, promover uma conscientização na sociedade e em cada leitor, visto que cada cidadão tem sua parcela de contribuição nesse processo.
Abstract: Talking about inclusive education is a necessity, it is true that much has been said about the subject, but it is still little. Inclusion has been a subject much debated by many scholars, all this debate has arisen as a result of the search for the rights of people with disabilities. Talking about the deaf and their rights leads us first to clarify the fact that is often unknown or misunderstood by society, which is to make it clear that the deaf person is not considered a disabled person, given that he has all his cognitive preserved, so he has in perfect condition your mental abilities. This debate has generated many consequences and consequences. As an objective, we will discuss a little of the history of the deaf over time, highlighting some historical concepts about the inclusion process. Briefly, we will also address the concept of deafness and highlight some public policies and the challenge of including. Dealing with this theme also leads us to analyze some Methodologies used in Education for the Deaf. The importance of sign language for the process of teaching and learning Portuguese as a second language for the deaf. Another methodology used in the education of the deaf is Bilingualism, we intend to talk a little about this factor. Through this work, we intend to promote a reflection on the process of inclusion of the deaf and, more than that, to promote awareness in society and in each reader, since each citizen has his share of contribution in this process.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4400
Aparece nas coleções:Letras – Língua Inglesa / Portuguesa e suas Respectivas Literaturas

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