Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4396
Autor(a): Carvalho, Martha Melo
Orientador: Araújo, Marcos Edilson de
Título: Ensino de História e patrimônio cultural: Estratégia de aprendizagem histórica na cidade de Conceição do Araguaia - PA
Palavras-chave: Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial. Aprendizado Histórico.
Data do documento: 2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citação: CARVALHO, Martha Melo. Ensino de História e patrimônio cultural: Estratégia de aprendizagem histórica na cidade de Conceição do Araguaia - PA. 2020. 114f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em ensino de História, Araguaína, 20223.
Resumo: Este trabalho tem como tema o Ensino de História e o Patrimônio Cultural. Com objetivo de analisar a educação patrimonial como estratégia para aprendizado da História Local, na educação básica. Realizado por meio da pesquisa participante com o grupo de estudantes do 1º ano, do Ensino Médio, no Colégio de Educação Básica Crescer, na cidade de Conceição do Araguaia/PA. A mobilização e sensibilização dos estudantes foi realizada com base em metodologias e ferramentas já existentes no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para ações educativas em torno do patrimônio cultural material, categoria lugares. A intervenção visou inventariar, descrever, classificar, definir e reconhecer o patrimônio material local, especificamente as edificações dominicanas, o Colégio e a Capela Santa Rosa e a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Desta forma incentivar a identificação e valorização das referências culturais locais. Para suporte teórico em torno do ensino-aprendizagem da História, adotamos as concepções de Paulo Freire (1996) e Rüsen (2010). Sobre o Ensino de História e o patrimônio cultural como referência Ricardo de Aguiar Pacheco (2017) e Sandra C. A. Pelegrini (2006). Baseada na experiência elaboramos como proposição didática um website (https://sites.google.com/view/edupatrimonial - marthamelo/inicio) para incentivar e fortalecer práticas educativas, no Ensino de História, em torno do Patrimônio Cultural e da História Local.
Abstract: In order to analyze cultural heritage as a strategy for teaching local History in basic education we conducted a participatory research with a group of 1st year’s High School students at Crescer School, located in Conceição do Araguaia, Amazon Region of Brazil. The mobilization and sensitization of students was carried out based on methodologies and tools already existing at the Brazilian National Historical and Artistic Heritage Institute (IPHAN). The intervention aimed to identify, describe, classify, define and recognize the material available locally, specifically the material by the Dominican priests, the Santa Rosa School and the Main Catholic Church (Nossa Senhora da Conceição). As theoretical fundament about teachinglearning of History, we adopted the concepts of Paulo Freire (1996), Sandra C. A. Pelegrini (2006), Rüsen (2010) and Ricardo de Aguiar Pacheco (2017). Regarding reflections on education by heritance, we used guidelines of manuals produced by IPHAN. As a result, we created a didactic and inedited website (https://sites.google.com/ view/edupatrimonialmarthamelo/ inicio) to encourage and strengthen educational practices in History Teaching around Cultural Heritage and Local History, promoting identification of students with local references.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4396
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
diss abr final 2021.pdf1.56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.