Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4376
Authors: Bello, Marco Antônio Bueno
metadata.dc.contributor.advisor: Clemente, Marcos Edilson de Araújo
Title: Cultura política e consciência histórica entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Guilherme Dourado, Araguaína - Tocantins
Keywords: Consciência Histórica, Cultura Política, Totalitarismo, Democracia, Profhistória, Ensino de História.
Issue Date: 2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistória
Citation: BELLO, Marco Antônio Bueno. Cultura política e consciência histórica entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Guilherme Dourado, Araguaína - Tocantins. 2021.114f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em ensino de História, Araguaína, 2021.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação, apresentada dentro do âmbito do Profhistória, enquadrada na linha de pesquisa Saberes históricos no espaço escolar, nasceu da seguinte problematização: como verificar a presença ou não de ideias ditas conservadoras e/ou reacionárias e/ou autoritárias e/ou fascistas entre estudantes de turmas de terceiro ano de ensino médio da rede pública estadual na cidade de Araguaína, norte do estado do Tocantins? A disseminação de tais ideias entre os jovens foi percebida pelo autor em seu cotidiano docente, inicialmente em uma escola particular, durante o decorrer do ano letivo de 2017. Estaria correta tal percepção no que dizia respeito ao corpo discente? Estariam os mesmos impregnados com ideias que poderiam ser consideradas conservadoras e/ou reacionárias e/ou autoritárias e/ou fascistas? Através da adoção de diversas práticas metodológicas, tais como confecção de texto redacional, projeção fílmica, grupo focal e roda de discussão, e de acordo com pressupostos teóricos de diversos autores, buscou o autor perceber a presença ou não das ideias anteriormente citadas. Entre os autores utilizados podem ser destacados Jorn Rüsen (2001), René Remond (2003), Norberto Bobbio (1998) e Hannah Arendt (1998).
Abstract: The present dissertation, presented within the scope of the Profhistória, framed in the line of research Historical knowledge in the school space, was born from the following problematization: how to verify the presence or not of the so-called conservative and / or reactionary and / or authoritarian and / or fascist ideas among students from third year high school classes in the state public school in the city of Araguaína, in the northern state of Tocantins? The dissemination of such ideas among young people was perceived by the author in his daily teaching, initially in a private school, during the academic year of 2017. Would this perception be correct with regard to the student body? Are they impregnated with ideas that could be considered conservative and / or reactionary and / or authoritarian and / or fascist? Through the adoption of several methodological practices, such as writing text, film projection, focus group and discussion wheel, and according to the theoretical assumptions of several authors, the author sought to perceive the presence or not of the ideas previously mentioned. Among the authors used can be highlighted Jorn Rüsen (2001), René Remond (2003), Norberto Bobbio (1998) and Hannah Arendt (1998
URI: http://hdl.handle.net/11612/4376
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marco Antônio Bueno Bello UFT (1).pdf1.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.