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dc.contributor.advisorClemente, Marcos Edilson de Araújo-
dc.contributor.authorBello, Marco Antônio Bueno-
dc.date.accessioned2022-11-10T12:30:39Z-
dc.date.available2022-11-10T12:30:39Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBELLO, Marco Antônio Bueno. Cultura política e consciência histórica entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Guilherme Dourado, Araguaína - Tocantins. 2021.114f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Mestrado profissional em ensino de História, Araguaína, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4376-
dc.description.abstractThe present dissertation, presented within the scope of the Profhistória, framed in the line of research Historical knowledge in the school space, was born from the following problematization: how to verify the presence or not of the so-called conservative and / or reactionary and / or authoritarian and / or fascist ideas among students from third year high school classes in the state public school in the city of Araguaína, in the northern state of Tocantins? The dissemination of such ideas among young people was perceived by the author in his daily teaching, initially in a private school, during the academic year of 2017. Would this perception be correct with regard to the student body? Are they impregnated with ideas that could be considered conservative and / or reactionary and / or authoritarian and / or fascist? Through the adoption of several methodological practices, such as writing text, film projection, focus group and discussion wheel, and according to the theoretical assumptions of several authors, the author sought to perceive the presence or not of the ideas previously mentioned. Among the authors used can be highlighted Jorn Rüsen (2001), René Remond (2003), Norberto Bobbio (1998) and Hannah Arendt (1998pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectConsciência Histórica, Cultura Política, Totalitarismo, Democracia, Profhistória, Ensino de História.pt_BR
dc.titleCultura política e consciência histórica entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Guilherme Dourado, Araguaína - Tocantinspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação, apresentada dentro do âmbito do Profhistória, enquadrada na linha de pesquisa Saberes históricos no espaço escolar, nasceu da seguinte problematização: como verificar a presença ou não de ideias ditas conservadoras e/ou reacionárias e/ou autoritárias e/ou fascistas entre estudantes de turmas de terceiro ano de ensino médio da rede pública estadual na cidade de Araguaína, norte do estado do Tocantins? A disseminação de tais ideias entre os jovens foi percebida pelo autor em seu cotidiano docente, inicialmente em uma escola particular, durante o decorrer do ano letivo de 2017. Estaria correta tal percepção no que dizia respeito ao corpo discente? Estariam os mesmos impregnados com ideias que poderiam ser consideradas conservadoras e/ou reacionárias e/ou autoritárias e/ou fascistas? Através da adoção de diversas práticas metodológicas, tais como confecção de texto redacional, projeção fílmica, grupo focal e roda de discussão, e de acordo com pressupostos teóricos de diversos autores, buscou o autor perceber a presença ou não das ideias anteriormente citadas. Entre os autores utilizados podem ser destacados Jorn Rüsen (2001), René Remond (2003), Norberto Bobbio (1998) e Hannah Arendt (1998).pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História - ProfHistóriapt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de História

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