Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4365
Authors: Silva, Ana Claudia Barbosa da
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Karolina Martins Almeida e
Title: A poluição do Rio Araguaia como questão socioambiental no ensino de ciências: Objetivações para a formação soiopolítica
Keywords: Educação em Ciências. Educação CTSA. Controvérsia. Formação sociopolítica.
Issue Date: 2022
Citation: SILVA, Ana Claudia Barbosa da. A poluição do Rio Araguaia como questão socioambiental no ensino de ciências: Objetivações para a formação soiopolítica. 2022.129f. Dissertação – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa analisa como a aplicação de uma Sequência Didática, orientada pelos pressupostos Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), pode contribuir para o engajamento de educandos em ações sociopolítico ambientais. Sendo assim, o questionamento orientador dessa pesquisa é: como a aplicação de uma sequência didática, orientada pelos pressupostos da Educação CTSA, pode contribuir para o engajamento de educandos em ações sociopolítico-ambientais? Desse modo, apresentamos uma análise sobre a proposta didático-pedagógica frente às potencialidades das estratégias de ensino que abordam estudos de casos controversos e questões orientadoras para o alcance dos objetivos de aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal, considerando, explicitamente, questionamentos éticos, posicionamentos e tomadas de decisão dos educandos. O tema utilizado para a elaboração do caso é a “Poluição do rio Araguaia”, compreendida em uma questão socioambiental, tomando-se por base situações problematizadas, contextualizadas e relacionadas com os conteúdos científicos. A Sequência Didática visou explorar aspectos conceituais das relações CTSA nas vertentes sobre desenvolvimento ético, moral e de justiça socioambiental, a fim de contribuir para a formação sociopolítica dos estudantes envolvidos. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, sob a forma de pesquisa participante realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, aplicada de agosto a setembro de 2021. Como referencial de análise, utilizamos a análise categorial para a elaboração de classes sobre os níveis de engajamento dos educandos diante dos problemas socioambientais. Tomamos como categorias prévias de análise dos níveis de engajamento: i) sensibilização; ii) compreensão da problemática e; iii) formação sociopolítica ambiental. A pesquisa sinalizou que a oportunidade de abordar propostas de resolução para situações reais por meio de discussões de aspectos econômicos, sociais, políticos, éticos e morais relacionados com problemas socioambientais contribuem para o engajamento dos educandos nas atividades didático-pedagógicas propostas no ensino de Ciências. Consideramos que as propostas didático-pedagógicas usadas nesta pesquisa sejam propulsoras de futuras discussões acerca das potencialidades das Questões Socioambientais, principalmente, para o engajamento dos educandos no processo formativo nas aulas de Ciências.
Abstract: This research analyzes how the application of a Didactic Sequence, guided by the Science-Technology-Society-Environment (STSE) assumptions, can contribute to the engagement of students in environmental sociopolitical actions. Therefore, the guiding question of this research is: how can the application of a Didactic Sequence, guided by the assumptions of CTSA Education, contribute to the engagement of students in socio-political-environmental actions? In this way, we present an analysis of the didactic-pedagogical proposal in the face of the potential of teaching strategies that address controversial case studies and guiding questions for the achievement of conceptual, procedural and attitudinal learning objectives, explicitly considering ethical questions, positions and learners' decision-making. The theme used for the elaboration of the case is the "Pollution of the Araguaia River", understood as a socio-environmental issue, based on problematized situations, contextualized and related to scientific content. The Didactic Sequence aimed to explore conceptual aspects of STSE relations in the areas of ethical, moral and socio-environmental justice development, in order to contribute to the sociopolitical formation of the students involved. The research methodology is of a qualitative nature, in the form of participatory research carried out in a 9th grade class of Elementary School, applied from august to september 2021. As a reference for analysis, we used categorical analysis for the elaboration of classes on the levels of engagement of students in the face of socio-environmental problems. We took as previous categories of analysis of engagement levels: i) awareness; ii) understanding of the problem and; iii) environmental socio-political training. The research indicated that the opportunity to address proposed resolutions for real situations through discussions of economic, social, political, ethical and moral aspects related to socio-environmental problems contribute to the engagement of students in the didactic-pedagogical activities proposed in Science teaching. We consider that the didactic-pedagogical proposals used in this research are propellers for future discussions about the potential of Socio-environmental Issues, mainly for the engagement of students in the training process in Science classes.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4365
Appears in Collections:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

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