Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4311
Authors: Sodré, Zanadréya Marinho
metadata.dc.contributor.advisor: Santos, Joedson Brito dos
Title: AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS DE UMA PRÉ-ESCOLA DA CIDADE DE TOCANTINÓPOLIS - TO
Keywords: Avaliação;Educação Infantil;Desenvolvimento e Aprendizagem infantil;Práticas docentes;Evaluation;Early Childhood Education;Apprenticeship
Issue Date: 19-Aug-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Zanadréya Marinho Sodré. Avaliação na educação infantil: concepções de professoras de uma pré-escola da cidade de Tocantinópolis - TO. 2022. 20 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O ato de avaliar na Educação Infantil (EI) é um elemento estrutural do planejamento e da prática pedagógica, mas ainda há dificuldades e equívocos e que pode ocasionar distintas interpretações e execução por parte das professoras da EI. Nesse sentido, o presente tem como objetivo refletir sobre a avaliação na EI a partir da compreensão de professoras de um Pré-escolar. Optamos por uma abordagem de natureza qualitativa com pesquisa exploratória e bibliográfica, tendo o estudo de caso com estratégia metodológica e a aplicação de um questionário como técnica de investigação. Tivemos como unidade de análise uma pré-escola localizada em um bairro periférico do município de Tocantinópolis –TO e como principal referencial bibliográfico as autoras como Hoffmann (2013), Fullgraff e Wiggers (2014). Dos dados obtidos apontam que há equívocos na prática docente, oriundos da falta de formação continuada específica sobre a temática.
Abstract: The act of evaluating in Early Childhood Education (EI) is a structural element of planning and pedagogical practice, but there are still difficulties and misunderstandings that can lead to different interpretations and execution on the part of EI teachers. In this sense, the present aims to reflect on the evaluation in EI from the understanding of preschool teachers. We opted for a qualitative approach with exploratory and bibliographic research, having the case study as a methodological strategy and the application of a questionnaire as an investigation technique. We had as a unit of analysis a preschool located in a peripheral neighborhood of the municipality of Tocantinópolis -TO and as the main bibliographic reference authors such as Hoffmann (2013), Fullgraff and Wiggers (2014). The data obtained indicate that there are mistakes in teaching practice, arising from the lack of specific continuing education on the subject.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4311
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

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