Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4270
Autor(a): Cristina Pereira Guimarães, Erika
Orientador: Santos, Joedson Brito
Título: Planejamento na educação infantil no contexto de pandemia: implicações, desafios e reflexões
Palavras-chave: Planejamento;Educação Infantil;Desafio;Pandemia;Planning;Early Childhood Education;Challenge;Pandemic
Data do documento: 19-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Erika Cristina Pereira Guimarães. Planejamento na educação infantil no contexto de pandemia: implicações, desafios e reflexões. 2022. 28 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: O artigo objetiva compreender como se deu e quais os desafios do planejamento das atividades educativas de professoras da Educação Infantil no contexto de pandemia. Optamos por uma abordagem exploratória com entrevista realizada com professoras do Jardim I e II de uma pré-escola do município de Tocantinópolis/TO. A entrevista se deu por meio de questionário semiestruturado. Também foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre planejamento na educação infantil. As análises evidenciam grandes desafios para o planejamento na Educação Infantil, que se acentuaram no contexto da pandemia. Falta de recursos econômicos e tecnológicos, pela falta de conhecimento e de habilidade com o uso das tecnologias, sobretudo, para trabalhar com crianças pequenas, onde a interação e a demissão do concreto se fazem imprescindíveis. O tempo em frente a um computador não foi uma tarefa fácil e as dificuldades com conectividade. Evidencia-se também que os professores se reinventaram, buscando metodologias que dialogassem com o contexto em que cada criança vivia, e dentre outros fatores. A pesquisa pode proporcionar reflexão sobre os desafios das professoras com a dimensão do planejamento em Educação Infantil na pandemia, sobretudo, ao uso das tecnologias como estratégias metodológicas. Especificou a importância do planejamento para Educação Infantil, através das diretrizes e orientações, fomentação das propostas pedagógicas e curriculares, e visibilizando sempre a especificidades que é desenvolver trabalho docente com crianças pequenas.
Abstract: The article aims to understand how it occurred and what are the challenges of planning the educational activities of early childhood education teachers in the context of a pandemic. We opted for an exploratory approach with interviews with teachers from Garden I and II of a preschool in the municipality of Tocantinópolis/TO. The interview was through a semi-structured questionnaire. A bibliographic research on planning in early childhood education was also carried out. The analyses show great challenges for planning in Early Childhood Education, which were accentuated in the context of the pandemic. Lack of economic and technological resources, due to the lack of knowledge and skill with the use of technologies, especially to work with young children, where interaction and dismissal of concrete are indispensable. Time in front of a computer was not an easy task and the difficulties with connectivity. It is also evident that teachers reinvented themselves, seeking methodologies that dialogued with the context in which each child lived, and among other factors. The research can provide reflection on the challenges of teachers with the dimension of planning in Early Childhood Education in the pandemic, especially the use of technologies as methodological strategies. And he specified the importance of planning for Early Childhood Education, through guidelines and guidelines, fostering pedagogical and curricular proposals, and always making visible the specificities of developing teaching work with young children.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4270
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