Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4247
Authors: Melo, Marcela Santa Cruz
metadata.dc.contributor.advisor: Medina, Patrícia
Title: Autoavaliação estratégica: contribuições para o Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos
Keywords: Mestrado profissional; produção técnico-científica; autoavaliação; impacto acadêmico-social; PPGPJDH; Professional master's degree; technical-scientific production; self-evaluation; academic-social impact
Issue Date: 18-Apr-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - PPGPJDH
Citation: MELO, Marcela Santa Cruz. Autoavaliação estratégica: contribuições para o Mestrado Profissional e Interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos. 2022.177f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo trata-se de um relatório técnico que apresenta um modelo estratégico de autoavaliação para subsidiar a pós-graduação stricto sensu mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (PPGPJDH), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). A questão norteadora desta pesquisa foi como implantar um modelo de autoavaliação no PPGPJDH que atenda às exigências da CAPES e ao mesmo tempo contemple a vertente profissional e interdisciplinar a partir dos produtos técnico-intelectuais gerados e que possam reverberar de forma sistêmica no âmbito acadêmico-social do entorno tocantinense e a Amazônia Legal. Dentre os objetivos, buscou-se, no geral, instaurar a sistemática de autoavaliação no PPGPJDH para vislumbrar e compreender a percepção de benefício do produto técnico produzido pelo egresso e seu impacto na sociedade. Já nos específicos, temos: analisar o potencial de transferência de resultados da produção intelectual dos trabalhos-produtos produzidos nas turmas 1 a 6, com vistas a gerar mudanças para a sociedade quanto aos objetivos específicos no referido programa e exame do discurso dos egressos, via questionário online; formar a Comissão de Autoavaliação (CAA) para colaborar no processo de sensibilização e dar continuidade ao processo autorreflexivo, com o desenvolvimento do processo de gestão (produto técnico); gerar elementos para dimensionar o impacto acadêmico-social auferido quanto aos trabalhos e trajetórias acadêmicas projetadas, concretizando o movimento de impacto real ou realizado e o potencial na prestação jurisdicional e nos Direitos Humanos. Para tanto, como abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa-participante com a análise dos trabalhos depositados por egressos das turmas 1 a 6 do PPGPJDH no Repositório Institucional da UFT, realizando-se atividades voltadas à produção técnica, sendo elas: tecnologia social, curso para formação profissional, evento organizado, relatório técnico conclusivo – ferramenta gerencial elaborada, manual, apresentação de trabalho, desenvolvimento de produto, produção bibliográfica e ainda a aplicação de questionário de autoavaliação ao mesmo público. Os resultados indicaram que 80,2% dos egressos continuam trabalhando no mesmo local desde que cursaram o PPGPJDH; que há predominância do curso de Direito quanto à graduação; 68,1% dos egressos possuem interesse em participar de atividades de extensão; 67% considera que seu trabalho de conclusão de curso teve impacto potencial (não implementado); e ainda que 67% vislumbrou ser o TJTO a instituição beneficiada pelo trabalho
Abstract: This study is a technical report that presents a strategic model of self-evaluation to support the postgraduate stricto sensu professional and interdisciplinary Master's Degree in Jurisdictional Provision and Human Rights (PPGPJDH), from the Federal University of Tocantins (UFT) in partnership with the Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat). The guiding question of this research was how to implement a self-assessment model in the PPGPJDH that meets the requirements of CAPES and at the same time contemplates the professional and interdisciplinary aspects from the technical-intellectual products generated and that these reverberate in a systemic way in the social-academic field of the Tocantins surroundings and the Legal Amazon. Among the objectives, it was sought, in general, to establish a self- assessment system in the PPGPJDH to glimpse and understand the perception of benefit of the technical product produced by the graduate and its impact on society. As for the specifics, we have: analyzing the potential for transferring the results of the intellectual production of the work-products produced in classes 1 to 6, with a view to generating changes for society regarding the specific objectives in said program and examining the speech of graduates, via online questionnaire; form the Self-Assessment Committee (CAA) to collaborate in the awareness-raising process and continue the self-reflection process, with the development of the management process (technical product); generate elements to measure the academic- social impact obtained in terms of the work and academic trajectories projected, materializing the movement of real or realized impact and the potential in the jurisdictional provision and in Human Rights. Therefore, as a methodological approach, the participant research was used with the analysis of the works deposited by graduates of classes 1 to 6 of the PPGPJDH in the UFT's Institutional Repository, carrying out activities aimed at technical production, namely: social technology, professional training course, organized event, conclusive technical report – elaborate management tool, manual, presentation of work, product development, bibliographic production and also the application of a self-assessment questionnaire to the same public. The results indicated that 80.2% of the graduates continue to work in the same place since they attended the PPGPJDH; that there is a predominance of the Law course in terms of graduation; 68.1% of graduates are interested in participating in extension activities; 67% consider that their final course work had a potential impact (not implemented); and also that 67% saw the TJTO as the institution benefiting from the work.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4247
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