Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4242
Autor(a): Santana, Ângela Maria Vasconcelos
Orientador: Locatelli, Cleomar
Título: Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins
Palavras-chave: Avaliação do desempenho docente;Educação Infantil;Pandemia;Assessment of teaching performance;Child education;Pandemic
Data do documento: 19-Ago-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Fabiane Pereira Da Silva. O processo de implementação do programa novo ensino médio em consonância com a BNCC nas escolas pilotos da regional de Tocantinópolis - TO. 2021. 21 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Escolar, Campus de Tocantinópolis-TO. Anna Thércia José Carvalho de Amorim. BNCC, educação infantil e as intervenções do mercado: alguns apontamentos. 2022. 31 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO. ngela Maria Vasconcelos Santana. Avaliação do trabalho docente durante a pandemia: a realidade da educação infantil no interior do Estado do Tocantins. 2022. 24 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Educação Infantil, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: O presente trabalho trata da avaliação do desempenho docente na pandemia. Resultado de uma pesquisa com professoras que atuam na área de Educação Infantil no interior do estado do Tocantins. O objetivo é analisar a avaliação do desempenho docente na Educação Infantil, considerando a participação da família como seguimento avaliador desse processo. A fundamentação teórica consistiu em uma revisão bibliográfica de autores como: Gatti (2014), Duarte; Hypolito (2020), Zatti; Minhoto (2019), dentre outros. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário desenvolvido pelo grupo de pesquisa – GIEPEES. O questionário, foi dirigido ao conjunto dos professores da educação básica, entretanto, neste artigo foram analisadas somente as respostas das professoras de educação infantil. O estudo evidencia que a avaliação do desempenho docente na Educação Infantil, durante a pandemia, não se caracterizou por uma ação sistemática das redes de ensino ou escolas, mas, sim, por um olhar específico das famílias que valorizou a linguagem adequada ao processo educativo, o domínio de conteúdos e a interação com a família.
Abstract: The present work deals with the evaluation of teaching performance in the pandemic. Result of a survey with teachers who work in the area of Early Childhood Education in the interior of the state of Tocantins. The objective is to analyze the evaluation of teacher performance in Early Childhood Education, considering the family's participation as an evaluative follow-up of this process. The theoretical foundation consisted of a literature review of authors such as: Gatti (2014), Duarte; Hypolito (2020), Zatti; Minhoto (2019), among others. Data collection took place through a questionnaire developed by the research group – GIEPEES. The questionnaire included all teachers of basic education, however, in this article only the responses of early childhood teachers were analyzed. The study shows that the evaluation of teacher performance in Early Childhood Education, during the pandemic, was not characterized by a systematic action of teaching networks or schools, but by a specific look from families that valued the affective aspects in the teacher/child relationship the interaction with the family.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4242
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