Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4224
Authors: Souza, Elia Gomes de
metadata.dc.contributor.advisor: Cover, Maciel
Title: Reflorestamento ciliar do Ribeirão Pira no Povoado Passarinho Município de Tocantinópolis: um estudo da prática transdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 4° ano „d‟ da Escola Municipal Alto da Boa Vista
Keywords: Meio Ambiente;Educação Ambiental;Reflorestamento;Environment;Environmental Education;Reforestation
Issue Date: 2-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Souza, Elia Gomes de. Reflorestamento ciliar do Ribeirão Pira no Povoado Passarinho Município de Tocantinópolis: um estudo da prática transdisciplinar no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 4° ano „d‟ da Escola Municipal Alto da Boa Vista. 2020. 14 f. Artigo (Especialização) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso Especialização em Gestão e Organização do Trabalho Escolar, Campus de Tocantinópolis-TO.
metadata.dc.description.resumo: O presente projeto de intervenção tem como principal objetivo aplicar a prática do reflorestamento com os alunos da Escola Municipal Alto da Boa Vista II, para então contribuir na recuperação das áreas degradadas do Córrego Pira que está situado na TO- 210 no povoado Passarinho, no município de Tocantinópolis -TO. A metodologia utilizada é a de pesquisa exploratória e qualitativa iniciado com um levantamento bibliográfico. Os dados levantados na elaboração do referido projeto nos informam a importância do processo de aprendizagem sustentável do meio ambiente, como forma de fomentar no coletivo discente e docente, ações que concretizem o fazer e o agir sobre o meio ambiente respeitando à natureza, a fim de encontrar objetivos propostos para se trabalhar a prática transdisciplinar em prol do meio ambiente no contexto escolar. Busca-se possibilitar aos leitores uma contextualização de sob qual ótica a pesquisa foi delineada e executada. E assim, possibilitando mostrar neste projeto o quão é importante o reflorestamento para a educação e para a comunidade. Com este trabalho será possível desenvolver a teoria e prática na perspectiva da práxis criadora com os alunos dentro do contexto escolar, buscando assim formar sujeitos engajados que adotem a educação ambiental em seu cotidiano, ou seja, em sua casa ou comunidade para que este conhecimento não permaneça apenas no âmbito escolar.
Abstract: This intervention project has as main objective to apply the practice of reforestation with the students of the Municipal School Alto da Boa Vista II, to then contribute to the recovery of the degraded areas of the Pira Stream, which is located on TO-210 in the town birdie , in the municipality de Tocantinópolis -TO. The methodology used is that of exploratory and qualitative research initiated with a bibliographic survey. The data collected in the elaboration of the referred project inform us of the importance of the process of sustainable learning of the environment, as a way to foster in the collective student and teacher, actions that concretize the doing and acting on the environment respecting the nature, in order to find objectives proposed to work on transdisciplinary practice in favor of the environment in the school context. It seeks to provide readers with a contextualization from which perspective the research was designed and executed. And so, making it possible to show in this project how important reforestation is for education and for the community. With this work it will be possible to develop theory and practice from the perspective of creative praxis with students within the school context, thus seeking to form engaged subjects who adopt environmental education in their daily lives, that is, in their home or community so that this knowledge does not remain at school only.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4224
Appears in Collections:Lato Sensu - Campus de Tocantinópolis

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