Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4172
Authors: Bessa, Chera Rosane Leles de
metadata.dc.contributor.advisor: Soares, Khellen Cristina Pires Correia
Title: Trilhas ecológicas como recurso didático para a educação ambiental: integrando Geografia e Educação Física
Keywords: Educação profissional e tecnológica; Trilhas ecológicas; Interdisciplinaridade; Educação ambiental; Formação integral; Professional and technological education; Ecological trails; Interdisciplinarity; Environmental education; Integral formation
Issue Date: 29-Aug-2022
Publisher: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós- Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
Citation: BESSA, Chera Rosane Leles de. Trilhas ecológicas como recurso didático para a educação ambiental: integrando Geografia e Educação Física. 2022. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Palmas, 2022.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem sua essência nos construtos de uma forma integradora de educar que visa colocar em discussão a relevância de se pensar estratégias pedagógicas para um currículo interdisciplinar, bem como motivar a inovação de práticas de ensino- aprendizagem na formação profissional e tecnológica de nível médio. Teve-se por objetivo a construção de um modelo didático que considerasse as intersecções entre educação ambiental, geografia e educação física escolar, com a utilização de trilhas ecológicas virtuais e de recursos tecnológicos diversos para colaborar com a formação humana integral/omnilateral dos estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, sendo realizada uma triangulação entre pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa-ação. Após as investigações, intervenções e análises dos dados, o estudo revelou que a interdisciplinaridade é um desafio e uma possibilidade contributiva para a formação integral dos sujeitos e que o uso de espaços naturais, como trilhas ecológicas, e de diferentes recursos tecnológicos são positivos para a expansão da criticidade, o desenvolvimento dos estudantes e a atualização da educação profissional e tecnológica de nível médio. Como resultado, este trabalho apresentou também um roteiro didático intitulado Trilhando a interdisciplinaridade na EPT – diálogos entre geografia, educação física e educação ambiental, como material satisfatório para a aproximação de diferentes saberes em prol da ampliação dos diálogos sobre a educação ambiental crítica e potente para uma formação mais humana e integral.
Abstract: This work has its essence in the constructs of an integrative way of educating that aims to discuss the relevance of thinking pedagogical strategies for an interdisciplinary curriculum, as well as to motivate the innovation of teaching-learning practices in the professional and technological high school education. The goal was to build a didactic model that considered the intersections between environmental education, geography, and physical education, with the use of virtual ecological trails and various technological resources to contribute to the integral/omnilateral human formation of students at the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Tocantins, Palmas Campus. This is qualitative research, with a triangulation between bibliographic research, documentary research, and action research. After the investigations, interventions and data analysis, the study revealed that interdisciplinarity is a challenge and a possibility to contribute to the integral formation of the subjects, and that the use of natural spaces, such as ecological trails, and different technological resources are positive for the expansion of criticality, the development of the students and the updating of the professional and technological education at a high school level. As a result, this work also presented a didactic script entitled Trilhando a interdisciplinaridade na EPT – diálogos entre geografia, educação física e educação ambiental (Tracking interdisciplinarity in EPT – dialogues between geography, physical education, and environmental education), as a satisfactory material for the approximation of different knowledge for the expansion of dialogues on critical and powerful environmental education for a more human and integral formation.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4172
Appears in Collections:Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Chera Rosane Leles de Bessa - Dissertação.pdf5.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.