Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4147
Autor(a): Serra, Rafaela de Lima da Silva
Orientador: Barroso, Fabiane Silva
Título: Estudo de caso sobre a educação de surdos na cidade de Estreito - MA.
Palavras-chave: Libras;Bilinguísmo;Educação;Surdos;Libras;Bilingualism;Education;Deaf
Data do documento: 16-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Serra, Rafaela de Lima da Silva. Estudo de caso sobre a educação de surdos na cidade de Estreito - MA. 2022. 39 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia, Campus de Tocantinópolis-TO.
Resumo: Nos últimos anos muito tem se falado sobre o bilinguismo direcionado ao processo educacional das pessoas surdas, ou seja, um processo de ensino e aprendizagem em que o aluno surdo tenha acesso aos conteúdos escolares por meio da Língua de Sinais como língua de instrução e a Língua Portuguesa como a língua de suporte escrito. Diante disso, sabendo que existem documentos legais que apoiam que pessoas surdas tenham direito a inclusão da sua língua oficial no âmbito educacional que faz com que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, surgiu então à necessidade de saber como está o processo de inclusão de alunos surdos na rede de ensino de Estreito/MA, perpassados 20 anos da Lei que reconheceu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como uma língua Oficial em nosso país. Com isso, nosso trabalho buscou compreender como está o processo educação dos surdos na cidade de Estreito/MA, identificar a quantidade de alunos surdos matriculados na rede de ensino da cidade de Estreito/MA, conhecer a formação dos professores que ministram aulas para os alunos surdos das escolas da rede e verificar a existência de algum projeto relacionado à educação bilíngue de surdos nas escolas do município que atendem alunos surdos. Nesse sentido, fizemos levantamos de dados junto a Secretaria de Educação e Cultura de Estreito, bem como junto às escolas bilíngues de São Luis e Imperatriz/MA, onde pudemos conhecer como está o andamento da educação bilíngue no município, bem como os desafios que ainda devem ser enfrentados para que se possa ofertar um ensino de qualidade para os surdos.
Abstract: In recent years, much has been said about bilingualism aimed at the educational process of deaf people, that is, a teaching and learning process in which the deaf student has access to school contents through sign language, as a language of instruction, and Portuguese, as the written support language. In view of this, knowing that there are legal documents that support the right of deaf people to include their official language in the educational scope, and that this makes students have access to quality education, we determined the need to study the inclusion process of deaf students in the teaching network of Estreito/MA, after 20 years of the Law that recognized the Brazilian Sign Language as an official language. To accomplish this, our work sought to understand how the educational process for the deaf community in the city of Estreito/MA is, to identify the number of deaf students enrolled in the education teaching network of Estreito/MA, to know the training of teachers who teach classes for deaf students of schools in the municipal network and verify the existence of any project related to bilingual education for the deaf in schools that serve deaf students. To measure this, we gather data from the Secretary of Education and Culture of the city, as well as from the bilingual schools of São Luís and Imperatriz/MA, where we were able to learn about the progress of language education in the municipality, and the challenges that still must be met in order to offer high quality education to deaf people.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4147
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