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dc.contributor.advisorBarden, Júlia Elisabete-
dc.contributor.authorSoares Filho, Valtuir-
dc.date.accessioned2022-08-25T17:51:08Z-
dc.date.available2022-08-25T17:51:08Z-
dc.date.issued2014-07-28-
dc.identifier.citationSOARES FILHO, Valtuir. Proposta de uma matriz de atributos e indicadores de sustentabilidade na perspectiva da responsabilidade social universitária. 2022. 397 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Desenvolvimento) – Universidade do Vale do Taquari – Univates , Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Desenvolvimento, Lajeado, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4122-
dc.description.abstractThis study is part of the area of concentration "Space and Socio-environmental Problems" of the Postgraduate Program in Environmental and Development Sciences, at the University of Vale do Taquari - UNIVATES and proposed to structure attributes and indicators of sustainability in the context of University Social Responsibility (RSU), to be applied in Higher Education Institutions (IES). As for the methodology, it is an exploratory and descriptive study, with a quali-quantitative nature, based on bibliographic and documentary studies and a case study. The research is configured as a case study and proposes a matrix that can be applied in any HEI, with 50 indicators, divided into four dimensions: organizational management, teaching, research and extension; in addition to four sustainability attributes: sustainable campus, transparency, integrality and community belonging. As a result, it was found that universities, university centers and colleges, due to the matrix's self-diagnosis, need more practices aimed at sustainability management in HEIs. It was also identified that the information on the mitigation of environmental impacts, by these institutions, is motivated much more by environmental legislation than because of their self-responsibility for the different impacts. Likewise, it was found that, in the researched HEIs, there is no defined MSW policy. From the results, it was also observed that the matrix composed of attributes and indicators, aligned in accordance with the different impacts of HEIs and organized into dimensions, has the potential to measure HEI initiatives in favor of sustainability, through MSW practices.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade do Vale do Taquari – Univatespt_BR
dc.rightsCreative Commonspt_BR
dc.subjectAtributos de Sustentabilidade; Indicadores de Sustentabilidade; Responsabilidade Social Universitária; Dimensões da Sustentabilidade; Attributes of Sustainability; Sustainability Indicators; University Social Responsibility; Dimensions of Sustainabilitypt_BR
dc.titleProposta de uma matriz de atributos e indicadores de sustentabilidade na perspectiva da responsabilidade social universitáriapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoEste estudo faz parte da área de concentração “Espaço e Problemas Socioambientais” do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, e se propôs a estruturar atributos e indicadores de sustentabilidade no contexto Responsabilidade Social Universitária (RSU), a serem aplicado em Instituições de Ensino Superior (IES). Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de cunho qualiquantitativo, fundamentada em estudos bibliográficos, documentais e estudo de caso. A pesquisa se configura como um estudo de caso e propõe uma matriz que pode ser aplicada em qualquer IES, com 50 indicadores, dividida em quatro dimensões: gestão organizacional, ensino, pesquisa e extensão; além de quatro atributos de sustentabilidade: câmpus sustentável, transparência, integralidade e pertença comunitária. Como resultado, verificou-se que as universidades, centros universitários e faculdades, pelo autodiagnóstico da matriz, necessitam de mais práticas voltadas à gestão da sustentabilidade nas IES. Foi identificado também que as informações sobre a mitigação dos impactos ambientais, por parte dessas instituições, são motivadas muito mais pela legislação ambiental do que em razão de sua autoresponsabilidade pelos distintos impactos. Igualmente, constatou-se que, nas IES pesquisadas, não existe uma política de RSU definida. Dos resultados, observou-se ainda que a matriz, composta por atributos e indicadores, alinhada em conformidade com os distintos impactos das IES e organizados em dimensões, tem potencial para mensurar as iniciativas das IES em prol da sustentabilidade, por intermédio das práticas de RSU.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Desenvolvimentopt_BR
dc.publisher.campusLajeadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
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