Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/4102
Autor(a): Klein, Karla Barbosa
Orientador: Silva, Alex Pizzio da
Título: Qualidade de vida no trabalho, bem-estar e mal-estar no cotidiano de docentes dos cursos de pós-graduação em Desenvolvimento Regional
Palavras-chave: Pós-Graduação; Trabalho docente; Qualidade de Vida no Trabalho; Instituições de Ensino Superior; Graduate studies; Teaching work; Quality of Life at Work; Higher Education Institutions
Data do documento: 27-Set-2021
Citação: KLEIN, Karla Barbosa. Qualidade de vida no trabalho, bem-estar e mal-estar no cotidiano de docentes dos cursos de pós-graduação em Desenvolvimento Regional.2021. 143f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Palmas, 2021.
Resumo: O meio acadêmico no Brasil vem passando por uma série de transformações ao longo dos últimos anos e vem ganhando destaque em pesquisas científicas que o apontam como ambiente estressante e com alta incidência de adoecimento mental entre alunos e professores. No contexto brasileiro, a pós-graduação mantém, por um lado, políticas de incentivo ao desenvolvimento e à qualificação dos cursos stricto sensu e observa, por outro lado, uma redução significativa no orçamento e o consequente aumento da precarização como um todo. A lógica da reestruturação produtiva imprimiu seus contornos no interior das Instituições de Ensino Superior (IES) fomentando características como a flexibilidade, a competitividade, a valorização da quantidade em detrimento da qualidade, entre outras. Assim, o foco do presente estudo está na compreensão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do docente que atua em programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, suas fontes de bem-estar e mal-estar e, consequentemente, suas estratégias de enfrentamento. Analisa-se o fenômeno por meio de três dimensões que se inter-relacionam: 1. a formação do campo acadêmico do desenvolvimento regional; 2. a dimensão objetiva do conjunto das atividades desenvolvidas pelos profissionais (‘Condições de trabalho e suporte organizacional’ e ‘Organização do trabalho’); e 3. a dimensão subjetiva do conjunto das atividades desenvolvidas pelos profissionais (‘Relações socioprofissionais’, ‘Reconhecimento e sentido do trabalho’). O estudo contou com uma pesquisa realizada junto a 76 docentes de programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional, por meio dos seguintes instrumentos de coleta de dados: a) Questionário Estruturado de Caracterização; b) Inventário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho; c) Escala de Coping Ocupacional; d) Escala de Bem-estar no Trabalho adaptada. Com os dados obtidos, concluiu-se que, de modo geral, os docentes respondentes da pesquisa vivenciam, predominantemente, QVT correspondente à zona de bem-estar. Pode-se afirmar, além disso, que o exercício docente se sustenta em fatores subjetivos, relacionados ao sentido do trabalho, ao reconhecimento e às relações socioprofissionais. Os resultados obtidos também indicam que os docentes de programas de pós-graduação em Desenvolvimento Regional tendem a confiar mais em atores internos ao meio acadêmico (discentes, docentes e TAEs) do que em atores/instituições externos/as (como emissoras de TV, comerciantes e Governo Federal).
Abstract: The academic context in Brazil has undergone a series of transformations over the past few years. The academic environment has been gaining prominence in scientific research for revealing a stressful context with a high incidence of mental illness among students and teachers. In this context of Brazilian postgraduate courses, on the one hand, it has policies to encourage the development and qualification of stricto sensu courses, on the other hand, it observes a reduced reduction in the budget and, consequently, an increase in precariousness as a whole. The logic of productive specification gains its contours within Higher Education Institutions, fostering characteristics such as flexibility, specification, valuing quantity at the expense of quality, among others. Thus, the focus of this study is focused on the understanding of the Quality of Life at Work (QWL) of professors who work in graduate programs in Regional Development, their sources of well-being and discomfort and, consequently, their strategies of coping. The phenomenon is analyzed through three related dimensions: 1) The formation of the academic field of regional development; 2) an objective dimension of the set of activities performed by professionals (work conditions and organizational support and organization of work); 3) a dimension of the set of activities developed by professionals (social and professional relationships, recognition and meaning of work). Based on a survey carried out with 76 professors from graduate programs in Regional Development, through a data collection instrument consisting of: a) Structured characterization questionnaire; b) Quality of Work Life Assessment Inventory; c) Occupational Coping Scale; d) Adapted Workplace Well-being Scale It was proved, in general, that the factors related to teacher malaise are more directly related to working conditions, organizational support and work organization by the institution. On the other hand, it can be said that the teaching exercise, in turn, is based on subjective factors related to the meaning of work, recognition and socio-professional relationships. The results obtained also indicate that professors of graduate programs in Regional Development have more confidence in internal actors in the academic environment (students, professors and TAEs) than in external actors/institutions such as (TV, Merchants and Federal Government).
URI: http://hdl.handle.net/11612/4102
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