Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/406
Autor(a): Quintas Neto, Mario
Orientador: Akama, Alberto
Título: A educação ambiental no município de Palmas – TO: análise entre o discurso e a prática
Palavras-chave: Educação ambiental;Representações ambientais;Análise do discurso;Meio ambiente;Environmental Education;Environmental representantions;Discourse analysis;Enviroment
Data do documento: 25-Abr-2017
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente - Ciamb
Citação: QUINTAS NETO, Mario. A educação ambiental no município de Palmas – TO: análise entre o discurso e a prática.2017. 143f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente, Palmas, 2017.
Resumo: A Educação Ambiental representa hoje um caminho em direção ao equilíbrio e para um relacionamento Sociedade e Meio Ambiente. Foi neste contexto, retomando as matizes dos discursos ambientalistas das décadas de 1960 e 1970, que atribuiu-se especial papel à EA na busca de uma sociedade sustentável. Neste sentido, quando se planeja e se constitui a capital do Tocantins, Palmas, em meio ao Cerrado, têm-se um discurso todo voltado para a construção de uma Capital Ecológica e ambientalmente correta. Baseado nessa premissa, o presente estudo buscou identificar as representações sociais e ambientais atuantes no contexto de formação e desenvolvimento de Palmas, bem como a forma como estas representações foram capazes em transformar as práticas relacionadas ao Meio Ambiente e à Conscientização Ambiental, sobretudo através da Educação Ambiental. Para a identificação dos discursos, foram analisados o histórico e projetos de formação da cidade, bem como a legislação municipal relacionada ao Plano Diretor, ao meio ambiente e à educação ambiental. Os dados obtidos por meio da revisão bibliográfica e das fontes consultadas foram tratados através da análise do discurso, que se serviu da hermenêutica jurídico ambiental para compreensão da forma como a Educação Ambiental era tratada dentro dos discursos das representações e como estes discursos, que davam conta de Palmas – a Capital Ecológica –, eram efetivamente postos em prática. Durante a investigação, ficou evidenciado o uso da ecologia e de um discurso ambientalmente responsável e sustentável pelas representações, em especial pelo Poder Público, ao mesmo tempo em que muito pouco das preocupações levantadas eram tratadas. Ficou evidenciado, também, um descaso com a efetividade e a perenidade dos projetos educacionais ambientais, os quais foram realizados de forma estanque, desconexos, para atender fins específicos e momentâneos. Foram divididos três importantes períodos temporais para análise dos discursos e das representações, cada uma cobrindo cerca da uma década da existência de Palmas e com significativo aprimoramento junto à legislação que acompanhou o desenvolvimento urbano. Evidenciou-se, ainda, o papel do espaço urbano no distanciamento entre as práticas e o discurso das representações existentes e o surgimento de uma nova abordagem, um novo programa chamado Palmas Sustentável, ainda em andamento, o qual retoma o discurso de Palmas Capital Ecológica dos primórdios da cidade, ainda que não se verifique alteração na intencionalidade e na garantia de eficiência e continuidade dos projetos de Educação Ambiental.
Abstract: The Environmental Education represents today a way towards the balance and for a relation Society and Environment. It was in this context, retaking the nuances of the environmental discourses of the 1960s and 1970s, that EA is given a special role in the search for a sustainable society. In this sense, when the Palmas capital is planned and constituted, in the midst of the Cerrado, there is a whole discourse aimed at the construction of an Ecological and Environmentally Correct Capital. It is in this sense that the present study sought to identify the social and environmental representations in the context of the formation and development of Palmas, as well as how these representations were able to transform practices related to the Environment and Environmental Awareness, especially through Education Environmental. For the identification of the speeches, the history and projects of formation of the city, as well as the municipal legislation related to the master plan, the environment and the environmental education were analyzed. The data obtained through the bibliographical review and the sources consulted were treated through the analysis of the discourse that used the environmental legal hermeneutics to understand the way Environmental Education was treated within the speeches of the representations and how these discourses that gave account of Palmas to Ecological Capital, to be effectively put into practice. During the investigation, the use of ecology and a discourse environmentally responsible and sustainable by the representatives, especially by the Government, were evidenced, while very little of the concerns raised were addressed. It was also evidenced a disregard for the effectiveness and permanence of environmental education projects, which were carried out in a watertight, disconnected way to meet specific and momentary purposes. Three important temporal periods were divided for analysis of the discourses and representations, each covering about a decade of the existence of Palmas and with significant improvement along the legislation that accompanied the urban development. The role of urban space in the distance between the practices and the discourse of existing representations and the emergence of a new approach, a new program called Palmas Sustentável, still in progress, which resumes the discourse of Palmas Ecological Capital of the Early Years Of the city, although there is no change in the intentionality and the guarantee of efficiency and continuity of the Environmental Education projects.
URI: http://hdl.handle.net/11612/406
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