Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3999
Autor(a): Penha, Thauene Araújo da
Orientador: Souza, Warton da Silva
Título: Propensão empreendedora:
Palavras-chave: Empreendedorismo. Propensão Empreendedora. Empresa Júnior. Entrepreneurship. Entrepreneurial Propensity. Junior Enterprise.
Data do documento: 9-Jun-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: PENHA, Thauene Araújo da. Propensão empreendedora: estudo comparativo com participantes e não participantes de Empresas Juniores. 2021. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2021.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é verificar se a participação em Empresas Juniores contribui para a propensão empreendedora dos alunos que a compõem, analisando a partir dos seis fatores relacionados as características atitudinais de um empreendedor determinadas por Schmidt e Bohnenberger. O método survey foi o utilizado neste estudo. A amostra da pesquisa incluiu 18 estudantes que participam ou participaram do programa de Empresa Júnior e 24 estudantes que não participam. Quando os dois grupos foram comparados, os resultados da pesquisa mostraram que a média do comportamento empreendedor dos alunos integrantes de Empresa Junior foi superior em todas as hipóteses testadas, que são: autorrealização, líder, planejador, inovador, assume riscos e sociável. Além disso, em comparação com os alunos que não participam de empresas juniores, os integrantes de Empresa Júnior mostraram maior interesse em abrir um negócio. A possível implicação é que a experiência em Empresa Júnior contribui para a propensão empreendedora dos estudantes, através de atitudes empreendedoras e o interesse em iniciar um novo negócio
Abstract: The objective of this research is to verify whether participation in Junior Enterprises contributes to the entrepreneurial propensity of the students that compose it, analyzing the six factors related to the attitudinal characteristics of an entrepreneur determined by Schmidt and Bohnenberger. The survey method was the one used in this study. The research sample included 18 students who participate or have participated in the Junior Enterprise program and 24 students who do not. When the two groups were compared, the results of the research showed that the average entrepreneurial behavior of the students who were members of Junior Enterprise was higher in all the hypotheses tested, which are: self-fulfillment, leader, planner, innovator, risk-taker, and sociable. In addition, compared to students who do not participate in Junior Enterprises, Junior Enterprise members showed greater interest in starting a company. The possible implication is that Junior Enterprise experience contributes to students' entrepreneurial propensity through entrepreneurial attitudes and interest in starting a new business.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3999
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