Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3941
Autor(a): Lima, Elda Fernandes
Orientador: Figueiredo, Giane Lourdes Alves de Souza
Título: Integração dos setores para eficiência da comunicação na Gestão de compras
Palavras-chave: Comunicação interna. Setores. Colaboradores. Ferramentas
Data do documento: 27-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: LIMA, Elda Fernandes. Integração dos setores para eficiência da comunicação na Gestão de compras. 2019. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnologia em Logística, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.
Resumo: O setor de compras tem função estratégica dentro de uma organização, é responsável por 80% dos custos por ter que atender as exigências de aquisição de todos os outros setores e, dessa forma, pode sofrer interferências referentes a comunicação interna. Esta pesquisa pretende demonstrar como o compromisso da efetiva comunicação integrada entre os setores da organização, pode melhorar o desempenho da gestão de compras e minimizar os custos. Para isso, torna-se necessário pesquisar sobre as características da comunicação interna destacando suas vantagens e desvantagens e, ainda, possíveis consequências. A metodologia utilizada foi o estudo de caso de uma organização do município de Araguaína – TO e, como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário com 25 questões objetivas analisado na abordagem quantitativa e qualitativa. As questões referem-se aos diversos aspectos que envolvem a comunicação interna e a interação entre os 12 setores que constituem uma empresa e que, se comunicam com o setor de compras. Ademais, mediante a análise pode-se evidenciar que a comunicação integrada é uma “ferramenta” de inclusão que abre espaço para que todos possam opinar, ouvir e serem ouvidos, além de permitir e possibilitar a exploração de mecanismos tecnológicos ou não.
Abstract: The procurement industry has a strategic role within an organization, is responsible for 80% of costs for having to meet the procurement requirements of all other industries, and thus may interfere with internal communication. This research aims to demonstrate how the commitment of effective integrated communication between. This research aims to demonstrate how the commitment of effective integrated communication between the sectors of the organization can improve purchasing management performance and minimize costs. For this, it is necessary to research on the characteristics of internal communication highlighting its advantages and disadvantages and also possible consequences. The methodology used was the case study of an organization in the city of Araguaína - TO and, as a data collection instrument, a questionnaire with 25 objective questions was used, analyzed in the quantitative and qualitative approach. The questions refer to the various aspects that involve internal communication and interaction between the 12 sectors that constitute a company and which communicate with the purchasing sector. Moreover, through the analysis it can be evidenced that integrated communication is an inclusion “tool” that opens space for everyone to give their opinion, hear and be heard, besides allowing and enabling the exploration of technological mechanisms or not.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3941
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