Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3884
Autor(a): Sousa, Daniel Cavalcante de
Orientador: Souza, Neila Nunes de
Título: Retratos didáticos pedagógicos: um panorama da educação em tempos de pandemia da Covid-19
Palavras-chave: Educação;Pandemia;Desafios;Políticas Públicas;Education;Pandemic;Challenges;Public Policy
Data do documento: 11-Mai-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: SOUSA, Daniel Cavalcante de. Retratos didáticos pedagógicos: um panorama da educação em tempos de pandemia da Covid-19. 2021. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
Resumo: A educação no Brasil tem vivido enormes desafios nos últimos anos, principalmente agora mergulhados no cenário de uma pandemia global. O coronavírus, covid-19, ou pelo nome científico, Sars-CoV-2, nos causou além do terror de um vírus que tem ceifado muitas vidas, também a insegurança e debilidades do ensino remoto. Este trabalho trata de investigar através da construção de artigos e leituras como está sendo viver esses momentos tão desafiadores como alunos e professores, além de provocar uma reflexão sobre as perspectivas de um ensino pós-pandemia. Foi utilizado referencial teórico e estruturado de maneira que o leitor de qualquer tempo posterior possa imaginar e sentir o que foi viver este momento marcante como aluno universitário e futuro professor, apresentando também os desafios da educação básica e as dificuldades de acesso que tornaram ainda mais visíveis o cenário da desigualdade social no Brasil. Ao nos deparar com os recursos e métodos que foram disponibilizados a nós neste momento de pandemia, percebemos o quanto ainda estamos longe de um ensino igualitário, eficiente e revolucionário de transformação da educação brasileira.
Abstract: The education in Brazil has experienced enormous challenges in recent years, especially now immersed in the scenario of a global pandemic. The coronavirus, covid-19, or by the scientific name, Sars-CoV-2, brought us beyond the terror of a virus that has claimed many lives, it also brought the insecurity and weaknesses of remote education. This work is about investigating through the construction of articles and readings how it is going to be living these moments as challenging as students and teachers, besides provoking a reflection on the perspectives of a post-pandemic education. Theoretical framework was used and structured in such a way that the reader of any subsequent decade can imagine and feel what was this remarkable moment as a university student and future teacher, also the challenges of basic education and the difficulties of access that still processed the great scenario of social inequality in Brazil. When faced with the resources and methods that were made available to us in this pandemic moment, we realized how far we are still from an egalitarian, efficient and revolutionary teaching to transform Brazilian education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3884
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniel Cavalcante de Sousa – Artigo.pdf416.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.