Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3884
Authors: Sousa, Daniel Cavalcante de
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Neila Nunes de
Title: Retratos didáticos pedagógicos: um panorama da educação em tempos de pandemia da Covid-19
Keywords: Educação;Pandemia;Desafios;Políticas Públicas;Education;Pandemic;Challenges;Public Policy
Issue Date: 11-May-2022
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: SOUSA, Daniel Cavalcante de. Retratos didáticos pedagógicos: um panorama da educação em tempos de pandemia da Covid-19. 2021. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras-Língua Portuguesa e Suas Respectivas Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022.
metadata.dc.description.resumo: A educação no Brasil tem vivido enormes desafios nos últimos anos, principalmente agora mergulhados no cenário de uma pandemia global. O coronavírus, covid-19, ou pelo nome científico, Sars-CoV-2, nos causou além do terror de um vírus que tem ceifado muitas vidas, também a insegurança e debilidades do ensino remoto. Este trabalho trata de investigar através da construção de artigos e leituras como está sendo viver esses momentos tão desafiadores como alunos e professores, além de provocar uma reflexão sobre as perspectivas de um ensino pós-pandemia. Foi utilizado referencial teórico e estruturado de maneira que o leitor de qualquer tempo posterior possa imaginar e sentir o que foi viver este momento marcante como aluno universitário e futuro professor, apresentando também os desafios da educação básica e as dificuldades de acesso que tornaram ainda mais visíveis o cenário da desigualdade social no Brasil. Ao nos deparar com os recursos e métodos que foram disponibilizados a nós neste momento de pandemia, percebemos o quanto ainda estamos longe de um ensino igualitário, eficiente e revolucionário de transformação da educação brasileira.
Abstract: The education in Brazil has experienced enormous challenges in recent years, especially now immersed in the scenario of a global pandemic. The coronavirus, covid-19, or by the scientific name, Sars-CoV-2, brought us beyond the terror of a virus that has claimed many lives, it also brought the insecurity and weaknesses of remote education. This work is about investigating through the construction of articles and readings how it is going to be living these moments as challenging as students and teachers, besides provoking a reflection on the perspectives of a post-pandemic education. Theoretical framework was used and structured in such a way that the reader of any subsequent decade can imagine and feel what was this remarkable moment as a university student and future teacher, also the challenges of basic education and the difficulties of access that still processed the great scenario of social inequality in Brazil. When faced with the resources and methods that were made available to us in this pandemic moment, we realized how far we are still from an egalitarian, efficient and revolutionary teaching to transform Brazilian education.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3884
Appears in Collections:Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Cavalcante de Sousa – Artigo.pdf416.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.