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Autor(a): Silva, Sandra Maria Barbosa
Orientador: Freire, Juciley S. Evangelista
Título: Perfil dos bolsistas do programa Universidade Para Todos – Prouni no Tocantins: um estudo de caso na Faculdade ITOP
Palavras-chave: PROUNI-Tocantins; Políticas de acesso; Perfil socioeconômico; Ensino Superior Privado; Access policies. Socioeconomic profile; Higher education
Data do documento: 3-Nov-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: SILVA, Sandra Maria Barbosa. Perfil dos bolsistas do programa Universidade Para Todos – Prouni no Tocantins: um estudo de caso na Faculdade ITOP. 2019. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.
Resumo: As discussões sobre as formas de ingresso no ensino superior no Brasil estão cercadas de polêmicas quanto à sua característica de seletividade e exclusão social. Com a publicação da Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, os percentuais de vagas destinadas à concessão de bolsas foram regulamentados com o propósito de democratizar o acesso ao ensino superior no país. Nesse sentido estabeleceu-se como problema desta pesquisa: Quem são e quais as estratégias adotadas pelos bolsistas do PROUNI para permanecerem no Ensino superior e, que fatores interferem no acesso e permanência desses estudantes bolsistas do PROUNI da Faculdade ITOP? Para isso, foram definidos os seguintes objetivos: primeiramente, conhecer quem são os bolsistas do PROUNI da Faculdade ITOP e o que fazem esses estudantes para permanecerem no ensino superior. E, mais especificamente: mapear o perfil socioeconômico dos estudantes bolsistas do PROUNI, com matriculas e frequências ativas na faculdade; identificar as estratégias encontradas pelos estudantes para permanecerem na universidade; verificar como a condição socioeconômica familiar interfere na permanência do bolsista no ensino superior, Como procedimento metodológico, por meio de uma análise qualitativa, realizou-se um estudo de caso, essa escolha se deu pela possibilidade de obter uma visão profunda e ao mesmo tempo ampla de uma unidade social, no caso a realidade da Faculdade ITOP com relação aos bolsistas do PROUNI. A amostra foi composta de 60 alunos ingressantes pelo programa nas opções de cursos de graduação ofertados pela Faculdade ITOP. Os resultados apontaram as dificuldades enfrentadas por estes alunos que mesmo na condição de bolsistas se deparam com a ausência de inúmeros recursos, não só de ordem econômica, mas também sociais e até mesmo culturais.
Abstract: Discussions about ways to enter higher education are surrounded by controversy regarding their characteristic of selectivity and social exclusion. With the publication of Law 11.096, of January 13, 2005, the percentage of vacancies destined to the garanting of scholars hips was regulated with the purpose of democratizing access to higher education in the country. In this surse it was established as a research problem: what strategies adopted by the PROUNI scholarship students to remain in higher education and, wats factores interfere in the access and permanence of these PROUNI scholarship students from ITOP Faculty. For this, the following objectives were defined: first, to know who the PROUNI fellows from the ITOP Faculty are and what these students do to remain in higher education. And, more specifically, to map the socioeconomic profile of PROUNI scholarship students, with active eurollments and frequencies in college; identify the strategies found by students to remain in higher education; to verify how the family interferes in the permanence of the scholarship holder in higher education. As methodological procedure through a qualitative analysis a case study was carried out, this chaice was due to the possibility of obtaining a deep and at the same time broad vision of a social unit, in this case the reality of the ITOP Faculty in relation to the scholarship holders of PROUNI. The sample consisted of 60 students entering the Programs in in the options of undergraduate courses offered by ITOP Faculty. The results pointed out de difficulties faced by these students who even as scholarship holders, are faced with the absence of numerous resources, not only of an economic order, but also social and cultural.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3753
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