Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3535
Autor(a): Carvalho, Maria de Fátima Pereira de
Orientador: Silva, Ana Cristina Serafim da
Título: Queixa escolar e violência sexual em crianças e adolescentes: uma análise qualitativa de prontuários em contexto de psicodiagnóstico
Palavras-chave: Crianças e adolescentes; Queixa escolar; Violência sexual; Psicodiagnóstico.
Data do documento: 31-Jan-2022
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: CARVALHO, Maria de Fátima Pereira de. Queixa escolar e violência sexual em crianças e adolescentes: uma análise qualitativa de prontuários em contexto de psicodiagnóstico. 2020. 32 f. Artigo de Monografia (Graduação) - Curso de Psicologia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar a violência sexual a partir da queixa escolar identificada em prontuários em contexto de psicodiagnóstico realizado no Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPSI) – UFT. O interesse pela temática emergiu na prática de Estágio Básico em Psicodiagnóstico, no qual foi percebido que algumas das crianças e adolescentes encaminhados pela escola, com diferentes queixas escolares, apresentavam alterações comportamentais, cognitivas e emocionais recorrentes em crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Optou-se por uma abordagem qualitativa, para coleta de dados foi utilizada uma ficha elaborada pela pesquisadora; e para análise dos dados, a Análise de Conteúdo de Bardin. Foram identificados dois prontuários os quais tinham como demanda a queixa escolar e que tinham vivenciado a experiência traumática da violência sexual. Foi identificada queixa oriunda da instituição escolar: agressividade e retraimento. Foi identificado o abuso sexual intrafamiliar, vitimadas pela violência sexual intrafamiliar, perpetrado por pessoas próximas, avó e tio. No psicodiagnóstico foi constatada ideação e tentativa de suicídio, depressão, tristeza, cutting, dificuldades relacionais e, ainda, indiferença em relação ao seu corpo. Ao final do processo, as pacientes foram orientadas e encaminhadas para psicoterapia, a fim de se fortalecerem emocionalmente.
Abstract: This article aims to investigate sexual violence based on the school complaint identified in medical records in the context of psychodiagnosis carried out at the Center for Studies and Practices in Psychology (CEPSI) - UFT. Interest in the theme emerged in the practice of Basic Internship in Psychodiagnosis, in which it was noticed that some of the children and adolescents referred by the school, with different school complaints, presented recurrent behavioral, cognitive and emotional changes in children and adolescents victims of sexual violence. We opted for a qualitative approach, for data collection a form prepared by the researcher was used; and for data analysis, Bardin's Content Analysis. Four medical records were identified which demanded the school complaint and who had experienced the traumatic experience of sexual violence. A complaint from the school was identified: aggressiveness and withdrawal. Intrafamily sexual abuse was identified, victimized by intrafamily sexual violence, perpetrated by close people, grandmother and uncle. In the psychodiagnosis, ideation and attempted suicide, depression, sadness and cutting were also found, as well as relational difficulties with boys, as well as indifference in relation to their body. At the end of the process, the patients were oriented and referred to psychotherapy in order to strengthen themselves emotionally.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3535
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