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dc.contributor.advisorSalvador, Mariléa Borges de Lima-
dc.contributor.authorSilva, Maria Valdevania da-
dc.date.accessioned2021-11-16T16:41:38Z-
dc.date.available2021-11-16T16:41:38Z-
dc.date.issued2021-11-16-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Valdevania da. Evasão escolar na Educação Básica: uma apreensão do Serviço Social. 2021. 81 f. Monografia (Especialização) - Curso de Serviço Social e Política Social, UFT, Miracema, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3332-
dc.description.abstractThis research aims to carry out a study about the social determinations of school dropout in basic education, based on the understanding of social work. Aiming to achieve this objective, it was discussed about the insertion of Social Work in education, delimiting this discussion in the requirements of the social worker's practice in the school environment. This work was developed through bibliographical research and carried out through a survey of already published bibliographies (books, magazines, dissertations, theses, separate publications) on the subject in question. In addition, in order to understand the problem of school dropout and its associations with the social issue, a case study was carried out at the Sebastião Rodrigues Sales State School in the municipality of Brasilândia do Tocantins, with materials on passing, failing and dropping out of school in 2017- 2018, from the perspective of Social Service. From the sociopolitical context, we sought to identify and analyze the contribution of the social worker's practice in the basic education school and the challenges of social intervention in school dropouts. With this study, it is expected to contribute to the clarification of the social reality that involves he problem of school dropout experienced by students and families, by the public educational system and by society in general, in order to raise a collective debate capable of contributing to the clarification of possible alternatives to solve the problem, in addition to contributing to the production of knowledge about harmful social manifestations existing in the socio-occupational spaces of Social Work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectEvasão escolar; Política pública de Educação Básica; Intervenção social na Educação Básica; Serviço Social.pt_BR
dc.titleEvasão escolar na Educação Básica: uma apreensão do Serviço Socialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo realizar um estudo acerca dos aspectos sociais da evasão escolar na educação básica, a partir da apreensão do serviço social. Visando alcançar esse objetivo, discutiu-se acerca da inserção do Serviço Social na educação, delimitando essa discussão nas exigências da prática do assistente social no âmbito escolar. Este trabalho foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica, com levantamento, leitura e interpretação de bibliografias publicadas (livros, revistas, dissertações, teses, publicações avulsas) sobre o assunto em questão. Ademais, sob a perspectiva do Serviço Social, para compreender a problemática da evasão escolar com suas associações à questão social, elaboramos uma análise baseada na realidade do Colégio Estadual Sebastião Rodrigues Sales do município de Brasilândia do Tocantins, a partir de materiais sobre aprovação, reprovação e abandono escolar do ano de 2017–2018. No dado contexto institucional buscou-se identificar e analisar as contribuições da pratica do(a) assistente social para o melhor desempenho da escola de educação básica e os desafios da intervenção social na evasão escolar. Com este estudo espera-se contribuir para o esclarecimento das determinações sociais que envolvem a problemática da evasão escolar vivenciada por estudantes e famílias, no sistema educacional público e sociedade em geral; assim como levantar um debate coletivo capaz de contribuir para o esclarecimento de possíveis alternativas para solucionar o problema, além de contribuir com a produção do conhecimento sobre manifestações sociais danosas existentes nos espaços socio-ocupacionais do Serviço Social.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqEvasão escolar; Política pública de Educação Básica; Intervenção social na Educação Básica; Serviço Social.pt_BR
dc.publisher.cursoEspecialização em Serviço Social e Política Socialpt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelEspecializaçãopt_BR
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