Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3252
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dc.contributor.advisorSilva, Luiza Helena Oliveira da-
dc.contributor.authorNascimento, Rosy Gleyce Pereira do-
dc.date.accessioned2021-10-29T19:16:57Z-
dc.date.available2021-10-29T19:16:57Z-
dc.date.issued2020-04-30-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Rosy Gleyce Pereira do. Gêneros visuais e verbo-visuais nas avaliações do Enem (1998 –2018): reflexões semióticas em torno da leitura. 2020. 130f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/3252-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the occurence of the use of multi-modal/syncretic texts in the High School National Examination (ENEM) tests, mobilizing the categories of the discursive semiotics. It aimed, through a longitudinal investigation, covering the twenty ENEM tests in the period from 1998 - the year of its creation by MEC - until 2018 - when the present work begins -, to analyze the knowledge demanded of the candidates related to visual verbs genders, considering its greater or lesser presence, the maintenance and / or transformations regarding the conceptions of reading that guide the presence of these texts in the tests. Alongside this action of more quantitative nature, the research took also its qualitative and interpretive nature. Through the analysis of the entire corpus, categories of analysis were defined.The understanding regarding the option to name the visual verb genres as multimodal or syncretic results from the affiliation to different theoretical perspectives that are oriented towards the understanding of the processes of meaning production in texts that articulate different substances of the expression plane. In the present case, we sought to clarify what this distinction implies in terms of understanding about the analyzed phenomenon. The work identifies the most recurrent genres in these evaluations - comics, comic strips, advertising pieces, photographs and paintings associated with texts - and the gradual process of their greater inclusion in recent years. Absent as a reflection in the National Curriculum Parameters (BRASIL, 1998; 1999), they gain a prominent position in the National Common Curricular Base (BRASIL, 2017) when dealing with multisemiosis. It subsidizes the research to discursive semiotics, taking into account their contributions to the reading of texts in schooling, considering the knowledge demanded by students in the process that defines their entry into higher education. It is noticeable the maintenance and / or transformations regarding the conception of reading that guide the presence of visual texts and visual verbs texts in the exam evaluations. Both in the first and second phases of the application of the tests, the grammar aspects appear, however in a shy way, prevailing the problem situations in the reading perspective, anchored in the skills of the ENEM reference matrix. Those that guide the eyes to analyze all the elements that compose the texts and thus produce meanings. In this way, the candidate needs to assume a posture of a reader who knows how to make inferences and relate the visual and visual verbs aspects of textual genres to solve the structural problems of the items.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectENEM; Semiótica discursiva; Gêneros verbo-visuais; Ensino de leitura; Discursive Semiotics; Visual verb genres; Teaching readingpt_BR
dc.titleGêneros visuais e verbo-visuais nas avaliações do Enem (1998 –2018): reflexões semióticas em torno da leiturapt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa a ocorrência do uso de textos sincréticos e da multimodalidade nos itens das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mobilizando para isso categorias da semiótica discursiva. Visou, mediante uma investigação de caráter longitudinal, abarcando as vinte provas do ENEM no período de 1998 – ano de sua criação pelo MEC – até 2018 – quando tem início o presente trabalho –, analisar os saberes demandados aos candidatos relativos aos gêneros verbovisuais, considerando sua maior ou menor presença, a manutenção e/ou transformações quanto a concepções de leitura que orientam a presença desses textos nas provas. Ao lado desse empreendimento de natureza mais qualitativa, a pesquisa assumiu seu cunho também interpretativista. Mediante a análise da totalidade do corpus, foram definidas categorias de análise. O entendimento quanto à opção por nomear os gêneros verbovisuais como multimodais ou sincréticos decorre da filiação a diferentes perspectivas teóricas que se orientam para a compreensão dos processos de produção de sentido em textos que articulam diferentes substâncias do plano da expressão. No presente caso, buscou-se precisar o que implica essa distinção em termos de compreensão sobre o fenômeno analisado. O trabalho identifica os gêneros mais recorrentes nessas avaliações – quadrinhos, tirinhas, peças publicitárias, fotografias e pinturas associadas a textos – e o processo gradativo de sua maior inclusão nos últimos anos. Ausente como reflexão nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998; 1999), ganham posição de destaque na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) ao tratar da multissemiose. Subsidia a pesquisa a semiótica discursiva, levando em conta suas contribuições para a leitura dos textos na escolarização, considerando os saberes demandados pelos estudantes no processo que define seu ingresso no ensino superior. A partir da consolidação dos dados da pesquisa, é perceptível a manutenção e/ou transformações quanto a concepção de leitura que orientam a presença dos textos visuais e verbo-visuais nas avaliações do exame. Tanto na primeira e segunda fase das aplicações das provas, os aspectos da gramática aparecem, porém de maneira tímida, prevalencendo as situações-problemas na perspectiva da leitura, ancoradas nas habilidades da matriz de referência do ENEM. Essas que orientam os olhos para analisar todos os elementos que compõem os textos e assim produzir sentidos. Dessa maneira o candidato precisa assumir uma postura de um leitor que saiba fazer inferências e relacionar os aspectos visuais e verbo-visuais dos gêneros textuais para solucionar as problemáticas estruturantes dos itens.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura - PPGL

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