Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3206
Authors: Santos, Helenara Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Medina, Patrícia
Title: Capacitação interna no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins: um estudo de caso do projeto servidor multiplicador
Keywords: Capacitação interna; Gestão por competências; Gestão do conhecimento; Serviço público; Internal training; Competency management; Knowledge management; Public service
Issue Date: 31-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos - PPGPJDH
Citation: SANTOS, Helenara Soares. Capacitação interna no Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins: um estudo de caso do projeto servidor multiplicador. 2021.98f. Dissertação (Mestrado profissional e interdisciplinar em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos, Palmas, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este relatório técnico apresenta resultado de pesquisa conduzida na modalidade estudo de caso sobre o processo de capacitação interna realizado por meio do projeto servidor multiplicador ofertado pela Coordenação de Gestão de Pessoas do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins, de 2017 a 2019. Elenca os desafios da gestão por competências e da gestão do conhecimento no serviço público e analisa o projeto Servidor Multiplicador no âmbito Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para compreender aspectos da participação dos servidores e da avaliação dessas ações. Metodologicamente conduzido via estudo de caso com ênfase em análise de documentos e estudo bibliográfico. A pesquisa foi de natureza aplicada e gerou também instrumento de avaliação de impacto dos cursos de capacitação e protocolo para o desenvolvimento das ações de capacitação interna. Os resultados demonstraram que aspectos relevantes como o não estabelecimento de metas para a capacitação interna e indicadores para avaliar o cumprimento dessas, as estratégias para adesão e divulgação das ações podem ter contribuído com a baixa participação dos servidores nos cursos e impossibilitaram avaliar a efetividade; desafios a serem superados para a instituição de uma política de capacitação interna que garanta o direito à educação permanente e avalie as ações de capacitação interna do Câmpus de Palmas da UFT.
Abstract: This technical report presents the result of research conducted in the case study modality on the internal training process carried out through the multiplier server project offered by the Coordination of People Management of the Palmas Campus of the Federal University of Tocantins, from 2017 to 2019. challenges of competence management and knowledge management in the public service and analyzes the Server Multiplier project within the scope of the Palmas Campus of the Federal University of Tocantins (UFT) to understand aspects of public servants' participation and the evaluation of these actions. Methodologically conducted via case study with emphasis on document analysis and bibliographic study. The research was of an applied nature and also generated an instrument to assess the impact of training courses and a protocol for the development of internal training actions. The results showed that relevant aspects such as not setting goals for internal training and indicators to assess compliance with these, strategies for adherence and dissemination of actions may have contributed to the low participation of servers in courses and made it impossible to assess effectiveness; challenges to be overcome for the institution of an internal training policy that guarantees the right to permanent education and evaluates the internal training actions of the UFT Campus de Palmas.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3206
Appears in Collections:Mestrado em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helenara Soares Santos - Dissertação.pdf6.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.