Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/3204
Autor(a): Rosa, Raphael Mendes
Orientador: Paulino, Marcelo Gustavo
Título: Microplásticos e o ensino de química: análise de uma sequência didática para identificar a alfabetização científica
Palavras-chave: Cientificamente alfabetizados; Indicadores; Conhecimento científico; Alfabetização; Scientifically literate; Indicators; Scientific knowledge; Literacy
Data do documento: 3-Abr-2021
Citação: ROSA, Raphael Mendes. Microplásticos e o ensino de química: análise de uma sequência didática para identificar a alfabetização científica. 2021. 95f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Araguaína, 2021.
Resumo: Plásticos são compostos orgânicos formados por moléculas denominadas monômeros através do processo químico conhecido como polimerização. Ao serem lançados no ambiente, podem ser degradados por diversos fatores físico-químicos. Entretanto, quando degradados, partículas de dimensões na escala micro podem se acumular no ambiente, gerando uma série de fatores hostis à biota, incluindo seres humanos. Frente a esse assunto, objetivou-se desenvolver uma Sequência Didática (SD) utilizando a temática “microplástico” para proporcionar a Alfabetização Científica (AC) no ensino de Química. Inicialmente, realizou-se uma revisão de literatura em periódicos científicos, dissertações e teses, que discutem sobre os microplásticos e suas implicações cotidianas, para que fosse possível fundamentar teoricamente a abordagem do tema. Em seguida, fundamentou-se os conceitos de AC e SD a partir de um arcabouço teórico para elaboração da proposta metodológica, como também para a análise de dados. Aplicou-se a SD em uma turma da terceira série de Química do ensino médio, localizada em Araguaína -TO. Os dados foram coletados e analisados conforme os indicadores de AC, tais como seriação, organização, classificação de informações, raciocínio lógico, raciocínio proporcional, levantamento de hipótese, teste de hipóteses, justificativa, previsão e explicação. Os resultados apontaram que os indicadores científicos na SD consolidaram competências necessárias para que os estudantes fossem conduzidos ao processo de alfabetização científica. Dessa forma, os indicadores aparecem em situações que necessitam do posicionamento, como também na apropriação de diversos conceitos científicos, evidenciando a relevância dos conteúdos de ciências para compreender melhor o tema. De tal modo, os resultados demostraram que a SD possibilitou aos estudantes o despertar para a percepção sobre os conceitos, definições, características químicas e ambientais. Dessa forma, é possível identificar a AC quando os estudantes compreendem o conhecimento científico dos conteúdos, utilizando a química em diversos contextos e trabalhando habilidades como diálogo e posicionamento frente a situações diversas.
Abstract: Plastics are organic compounds created from molecules known as monomers through the chemical process known as polymerization. When disposed into the environment, they can be degraded by various physical and chemical factors. However, degrading particles of micro scale dimensions can accumulate in the environment, causing a series of hostile factors to biota, including humans. Regarding the issue, we aimed to develop a Didactic Sequence (DS) using the “microplastic” theme to verify Scientific Literacy (SL) in chemistry teaching. Initially, a literature review was carried out in scientific journals, dissertations and theses, which discuss microplastics and their daily implications, in order to theoretically state the approach to the “microplastic” theme. Moreover, the concepts of SL and DS were based on a theoretical framework for establishing the methodological proposal, as well as for data analysis. DS was applied to a chemistry class in the third grade of high school, located in Araguaína -TO. Data collection and analysis were held according to the SL indicators, such as ranking, organization, information classification, logical reasoning, proportional reasoning, hypothesis survey, hypothesis testing, justification, prediction and explanation. The results showed that the scientific indicators in DS consolidated the necessary skills for students to be scientifically literate. Data collection and analysis were held according to the SL indicators, such as ranking, organization, information classification, logical reasoning, proportional reasoning, hypothesis survey, hypothesis testing, justification, prediction and explanation. The results showed that the scientific indicators in DS consolidated the necessary skills for students to be led to the scientific literacy process. Thus, these indicators appear in situations that need positioning, as well as in the appropriation of several scientific concepts, highlighting the relevance of science content to a better understanding of the subject. Hence, the results showed that the DS enabled the students to awaken to the perception about the concepts, definitions, chemical and environmental characteristics. Furthermore, it is possible to identify the SL when students understand the scientific knowledge of contents, using chemistry in different contexts and working skills such as dialogue and positioning in different situations.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3204
Aparece nas coleções:Mestrado em em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)

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