Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/3048
Authors: | Tavares, Reizilane Batista |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Maria Emília da |
Title: | Uma proposta de atividades com o objeto do conhecimento de áreas de figuras planas para o 6º ano do ensino fundamental através de um software do portal “só matemática”. |
Keywords: | Portal “Só matemática”;Software;Tecnologia Digital;Área de Figuras Planas |
Issue Date: | 15-Dec-2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | TAVARES, Reizilane Batista. Uma proposta de atividades com o objeto do conhecimento de áreas de figuras planas para o 6º ano do ensino fundamental através de um software do portal “só matemática”. 2020. 44 f. Monografia de Graduação - Curso de Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2020. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho tem por objetivo principal propor atividades com o objeto do conhecimento de área de figuras planas na disciplina de matemática do 6° ano do Ensino Fundamental, através de software, o qual está disponível no portal “Só matemática’’. A pergunta que norteou nossa pesquisa foi assim enunciada: De que maneira atividades com o uso do software “gerador de figuras geométricas”, disponibilizado no portal “Só matemática” motiva os alunos a aprender o objeto do conhecimento de áreas de figuras planas? A metodologia utilizada para realização deste trabalho caracterizou-se por um levantamento bibliográfico a partir das buscas em análise de livros, artigos, monografias, e sites da internet relacionados com temas específicos sobre o uso dos recursos tecnológicos na educação. Utilizamos também um questionário para buscar informações a respeito do uso das tecnologias digitais neste tempo de pandemia. Nos baseamos nos autores Jordão (2009); Glenio (2014); Moran (2007) dentre outros para o referencial teórico. Após estas pesquisas concluímos que desenvolver, trabalhar as atividades mediadas pelas tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) é uma alternativa para ensinar, com relação ao uso das tecnologias digitais neste tempo de pandemia, através do ensino remoto, evidencia que muitos alunos não têm acesso à internet e computador de qualidade e que os professores tiveram que aprender rapidamente a utilizar as ferramentas tecnológicas digitais. |
Abstract: | The present work has as main objective to propose activities with the content of the area of flat figures in the mathematics of the 6th year of Elementary School, through the software "with the portal only mathematics". The question that guided our research was thus enunciated: Therefore, in this work, we will propose activities using the software, making available on the “only math” portal to assist students in the following: Area of Flat Figures. The methodology used to carry out this work was characterized by a bibliographic survey based on searches in the analysis of books, articles, monographs, and internet sites related to specific topics on the use of technological resources in education. We are based on the authors Jordan (2009); Glenio (2014); Moran (2007) among others. We also use a questionnaire to seek information regarding the use of digital technologies in this time of pandemic. After this research we concluded that deploying digital information and communication technologies (ICT) allows a new way to teach, because the useof the same enhances and complements the teaching. Regarding the use of digital technologies in this time of pandemic, through remote education, it shows that many students do not have access to the internet and to quality computers and that teachers had to learn quickly how to use digital technology tools. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/3048 |
Appears in Collections: | Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - Monografia - Reizilane Batista Tavares.pdf | 934.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.