Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2742
Autor(a): Sera, Eduardo Aoki Ribeiro
Orientador: Silva Neto, Luiz Sinésio
Título: Avaliação do efeito das ações de educação na saúde bucal de idosos: um estudo na Universidade da Maturidade
Palavras-chave: Idosos; Saúde Bucal; Educação em Saúde; CPOD; Universidade da Maturidade; Elderly; Oral Health; Health education; CPOD
Data do documento: 28-Ago-2020
Citação: SERA, Eduardo Aoki Ribeiro. Avaliação do efeito das ações de educação na saúde bucal de idosos: um estudo na Universidade da Maturidade. 2020. 54f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2020.
Resumo: Introdução: As condições precárias de saúde bucal acometem grande parcela da população brasileira e constituem um importante problema de saúde pública. Essa situação se torna ainda mais grave em populações com condições sociais, econômicas e de saúde menos favoráveis, como por exemplo, os idosos. A ações de educação em saúde podem beneficiar a saúde bucal dos idosos. No entanto, ainda são pouco exploradas. Objetivo: Avaliar os efeitos das ações de educação em saúde na saúde bucal de idosos. Material e Métodos:O desenho do estudo é do tipo quase-experimental. A amostra foi composta por 38 idosos, sendo 28 do sexo feminino e 10 do sexo masculino. Informações socioeconômicas foram coletadas. Para comparar pré e pós intervenção foram realizados os seguintes procedimentos; questionário de avaliação do nível de conhecimento sobre saúde bucal dos idosos, os exames clínicos índice CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados) e, anamnese para avaliação da situação das próteses dentárias. As ações de educação em saúde foram estruturadas em quatro oficinas temáticas sobre saúde bucal. A metodologia das oficinas foi elaborada de acordo com teóricos da aprendizagem ao longo da vida e educação em saúde para idosos. Resultados: O nível de conhecimento dos idosos melhorou significativamente nos temas, cáries (p=<0,001), prevenção (p=<0,001), gengivite (p=<0,001), autocuidado odontológico (p=<0,001) e prótese dentária(p=<0,001), exceto para placa bacteriana. Não foram encontradas diferenças estatísticas significativas para o CPOD e seus componentes e condição de prótese dos idosos. Conclusão:As ações de educação em saúde possuem um efeito benéfico no nível de conhecimento sobre saúde bucal dos idosos. Não encontramos melhoras no CPOD e condição das próteses. As ações de educação em saúde devem ser permanentes e estarem articuladas com os serviços de assistência à saúde bucal dos idosos, para garantir uma adequada e integral condição bucal. Maiores estudos avaliando novas abordagens de educação em saúde, maior tempo de acompanhamento e outros fatores de risco em idosos devem ser realizados.
Abstract: Introduction: Poor oral health conditions affect a large portion of the Brazilian population and constitute an important public health problem. This situation becomes even more serious in populations with less favorable social, economic and health conditions, such as the elderly. Health education actions can benefit the oral health of the elderly. However, they are still little explored. Objective: To evaluate the effects of health education actions on the oral health of the elderly. Materials and Methods: The study design is quasi-experimental. The sample consisted of 38 elderly people, 28 of whom were female and 10 were male. Socioeconomic information was collected. To compare pre and post intervention, the following procedures were performed; questionnaire to assess the level of knowledge about oral health of the elderly, the clinical examinations of the CPOD index (decayed, missing and filled teeth) and anamnesis to assess the situation of dental prostheses. The health education actions were structured in four thematic workshops on oral health. The workshop methodology was elaborated according to theorists of lifelong learning and health education for the elderly. Results: The level of knowledge of the elderly improved significantly in the themes, caries (p = <0.001), prevention (p = <0.001), gingivitis (p = <0.001), dental self-care (p = <0.001) and dental prosthesis (p = <0.001), except for plaque. No statistically significant differences were found for DMFT and its components and prosthetic condition of the elderly. Conclusion: Health education actions have a beneficial effect on the level of knowledge of the elderly, however, in this study, we did not find improvements in the DMFT and the condition of the prostheses. Health education actions must be linked to oral health care services for the elderly, to ensure an adequate and comprehensive oral condition. Larger studies evaluating new approaches to health education, longer follow-up and other risk factors in the elderly should be carried out.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2742
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