Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2701
Autor(a): Pereira, Diego Alves
Orientador: Gonçalves Filho, Francisco
Título: Práxis educacional da capoeira angola como expressão afro-brasileira: mestres de Goiânia/Go
Palavras-chave: Educação e cultura afro-brasileira; Capoeira angola; Ensino-aprendizagem; Mestres e mestras.
Data do documento: 4-Mai-2021
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: PEREIRA, Diego Alves. Práxis educacional da capoeira angola como expressão afro-brasileira: mestres de Goiânia/Go. 2020. 76 f. Monografia (Graduação) - Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Miracema, UFT, 2020.
Resumo: Este trabalho analisou a capoeira angola como uma práxis educacional pedagógica. Desta forma, tem como objetivo compreender e refletir sobre as práticas pedagógicas dos mestres de capoeira angola da Cidade de Goiânia – GO. Compreende-se que a capoeira angola é complexa e assim, se articula nas relações entre “Alunos/Discípulos” com seus “Professores/Mestres” e a “Cultura ou conteúdo material e imaterial da Capoeira”. Por meio dessa complexidade de relações os mestres e alunos/discípulos interagem via tradição oral, com base na ancestralidade, no ritual e nos fundamentos da capoeira angola. Em relação à metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com questões semiestruturadas para realização das entrevistas em janeiro de 2020. A pesquisa nos levou à experiência com a complexidade das diferentes narrativas sobre questões pedagógicas da capoeira angola. Para tanto, entrevistamos quatro mestres e uma contramestra de capoeira. As nossas conclusões tenderam para a afirmação de uma possível pedagogia da capoeira angola como expressão afro-brasileira, dos mestres da cidade de Goiânia – Goiás.
Abstract: This work analyzed capoeira angola as an educational, pedagogical praxis. Thus, it aims to understand and reflect on the pedagogical practices of capoeira angola masters from the City of Goiânia - GO. It is understood that capoeira Angola is complex and, thus, articulates in the relations between the triad "Students / Disciples" with their "Teachers / Masters" and the "Culture or material and immaterial content of Capoeira". Through this complexity of relationships, the masters and students / disciples interact via oral tradition, based on ancestry, ritual and the foundations of capoeira Angola. In relation to our methodology we used, it was bibliographic and field research and through them semi-structured questions were elaborated for the realization of the discoveries in January 2020, whichxxxx led us to this experience of complexity to enable explaining different narratives about pedagogical issues of capoeira Angola. For this, we interviewed four masters and a capoeira foreman. Our properties tend to affirm a possible pedagogy of capoeira angola as afro-brazilian, by the masters of the city of Goiânia - Goiás.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2701
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