Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2690
Authors: Alves, Catherinne Melo
metadata.dc.contributor.advisor: Boas, João Paulo Simões Vilas
Title: Uma reflexão a partir de Nietzsche sobre a intolerância de gênero no espaço escolar
Keywords: Intolerância; Agonismo; Gênero; Ensino de Filosofia; Vídeos-minuto; Intolerance; Agonism; Gender; Teaching Philosophy; Minute-vídeo
Issue Date: 11-Apr-2019
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: ALVES, Catherinne Melo. Uma reflexão a partir de Nietzsche sobre a intolerância de gênero no espaço escolar.2019.148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa tem como público alvo os alunos de Ensino Médio, com objetivos de fazer uma leitura ativa dos argumentos nietzschianos e realizar uma apropriação do conceito de Ágon em Nietzsche na tentativa de vivenciá-lo em sala de aula, ao mesmo tempo em que problematiza a temática da intolerância ou a LGBTQI+fobia no espaço escolar, como resultado, os alunos deverão expressar-se através da produção de um vídeo-minuto, produto desta dissertação pelo Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO. Em um primeiro momento o estudo busca trazer a leitura ativa, problematizar o tema da intolerância em Nietzsche e posteriormente trazer à realidade atual da intolerância de gênero e sexualidade nas escolas brasileiras. A utilização da ferramenta de tecnologia da informação e da comunicação no Ensino de Filosofia busca dinamizar e trazer o lúdico que os vídeos proporcionam para levar a problematização para além da sala de aula, atingindo outros jovens.
Abstract: This research has as a target the students of High School, with the aim of making an active reading of the Nietzschean arguments and realizing an appropriation of the concept of Ágon by Nietzsche in the attempt to experience it in the classroom, while at the same time problematizing the theme of intolerance or LGBTQI+ophobia in the school space, as a result, students should express themselves through the production of a video-minute, product of this dissertation by the Professional Master in Philosophy - PROF-FILO. At first, the study seeks to bring active reading, to problematize the theme of intolerance in Nietzsche and later to bring to the current reality of intolerance of gender and sexuality in Brazilian schools. The use of the tool of information technology and communication in Philosophy Teaching aims to stimulate and bring the ludic that the videos provide to take the problematization beyond the classroom, reaching other young people.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2690
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catherinne Melo Alves - Dissertação.pdf662.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.