Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBoas, João Paulo Simões Vilas-
dc.contributor.authorAlves, Catherinne Melo-
dc.date.accessioned2021-04-28T17:27:18Z-
dc.date.available2021-04-28T17:27:18Z-
dc.date.issued2019-04-11-
dc.identifier.citationALVES, Catherinne Melo. Uma reflexão a partir de Nietzsche sobre a intolerância de gênero no espaço escolar.2019.148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Filosofia) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Palmas, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2690-
dc.description.abstractThis research has as a target the students of High School, with the aim of making an active reading of the Nietzschean arguments and realizing an appropriation of the concept of Ágon by Nietzsche in the attempt to experience it in the classroom, while at the same time problematizing the theme of intolerance or LGBTQI+ophobia in the school space, as a result, students should express themselves through the production of a video-minute, product of this dissertation by the Professional Master in Philosophy - PROF-FILO. At first, the study seeks to bring active reading, to problematize the theme of intolerance in Nietzsche and later to bring to the current reality of intolerance of gender and sexuality in Brazilian schools. The use of the tool of information technology and communication in Philosophy Teaching aims to stimulate and bring the ludic that the videos provide to take the problematization beyond the classroom, reaching other young people.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsCreative Commonspt_BR
dc.subjectIntolerância; Agonismo; Gênero; Ensino de Filosofia; Vídeos-minuto; Intolerance; Agonism; Gender; Teaching Philosophy; Minute-vídeopt_BR
dc.titleUma reflexão a partir de Nietzsche sobre a intolerância de gênero no espaço escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como público alvo os alunos de Ensino Médio, com objetivos de fazer uma leitura ativa dos argumentos nietzschianos e realizar uma apropriação do conceito de Ágon em Nietzsche na tentativa de vivenciá-lo em sala de aula, ao mesmo tempo em que problematiza a temática da intolerância ou a LGBTQI+fobia no espaço escolar, como resultado, os alunos deverão expressar-se através da produção de um vídeo-minuto, produto desta dissertação pelo Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO. Em um primeiro momento o estudo busca trazer a leitura ativa, problematizar o tema da intolerância em Nietzsche e posteriormente trazer à realidade atual da intolerância de gênero e sexualidade nas escolas brasileiras. A utilização da ferramenta de tecnologia da informação e da comunicação no Ensino de Filosofia busca dinamizar e trazer o lúdico que os vídeos proporcionam para levar a problematização para além da sala de aula, atingindo outros jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Catherinne Melo Alves - Dissertação.pdf662.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.