Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2415
Autor(a): Milhomem, Dhuliet Keterine Ferreira
Orientador: Martins, Jose Lauro
Título: A efetividade do conceito de gestão da aprendizagem descrita na literatura
Palavras-chave: Gestão da aprendizagem; autonomia; aprender a aprender
Data do documento: 18-Dez-2020
Citação: MILHOMEM, Dhuliet Keterine Ferreira . A efetividade do conceito de gestão da aprendizagem descrita na literatura. 2020. 95f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciência e Saúde, Palmas, 2020.
Resumo: O modo tradicional ou bancário de ensinar ignora asrelaçõespolíticas e sociais que os alunos possam vir a estabelecer com os conteúdos trabalhados, e isto não favorece que o conhecimento construído subsidie o posicionamento crítico e a inserção social dos aprendentes. A gestão da aprendizagem fundamenta uma proposta de ensino organizado em torno do processo de aprendizagem do aprendente e não do ensino. Trata-se de contemplaras experiências trazidas por todos os atores envolvidos na aprendizagem, e na construção de sentido nos processos de construção do conhecimento, a partir do protagonismo do aprendente (MARTINS, 2017).Visto isso, é pertinente questionar o modelo tradicional de ensino e pensar em novas maneirasde formar cidadãos mais preparados para viver, mas, sobretudo para ‘aprender a aprender’, uma necessidade de mudança clara dada a ineficácia do modelo compartimentalizado de ensino, frente à incapacidade de resposta às demandas sociais. Deste modo, este estudo objetiva identificar a efetividade do conceito de Gestão da aprendizagem descrita na literatura científica. Este estudo é uma Revisão sistemática da literatura e aponta para os resultados seguintes: primeiramente, a discussão na literatura científica a respeito da gestão da aprendizagem não contempla a abrangência do conceito, mas trata de suas componentes isoladamente; Depois, Fica evidente a importância de uma maior apropriação e divisão das responsabilidades no processo de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de capacidades para a autoaprendizagem. A forma compartimentalizada de explorar o conceito de Gestão da Aprendizagem não contempla a proposição de uma abordagem de ensino disruptivo, mas reafirma, com inserções metodológicas ativas, os processos pedagógicos tradicionais de ensinar.
Abstract: The way in which the contents are commonly worked in the school environment ignores the political and social relations that students may establish with these contents, and it does not favor that the knowledge built subsidizes the critical positioning and the social insertion of the learners. Learning Management underpins a teaching proposal organized around the learning process of the learner and not the teaching. It is about considering the experiences brought by all the actors involved in learning, and the construction of meaning in the processes of building knowledge, based on the protagonism of the learner (MARTINS, 2017). Taking this into account, it is pertinent toquestion the traditional model of teaching and think of new ways to educate citizens better prepared to live, but above all, to 'learning to learn', a need for clear change given the ineffectiveness of the compartmentalized model of teaching, in face of the inability to respondto social demands. Thus, this study aims to identify the effectiveness of the concept of LearningManagement described in the scientific literature. This study is a systematic review of the literature and points to the following result: in first place the discussion in the scientific literature regarding Management of Learning does not contemplate the full scope of the concept, but deals with it’s single components; in second place, it becomes evident that greaterownership and sharing of responsibilities in the teaching-learning process is important for the development of skills for self-learning. The compartmentalized way of exploring the concept of Learning Management does not contemplate the proposition of a transformative teaching approach, but reaffirms, with active methodological insertions, the traditional pedagogical processes of teaching.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2415
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