Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2405
Autor(a): Silva, Walisson Mariano Carvalho
Orientador: Freire, Juciley Silva Evangelista
Título: Políticas educacionais para o enfrentamento do analfabetismo de jovens e adultos nos municípios do extremo norte do Bico do Papagaio: intenções e realidade
Palavras-chave: Analfabetismo de Jovens e Adultos; Política Educacional; Bico do Papagaio; Illiteracy of Young People and Adults; Educational Politics
Data do documento: 18-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: SILVA, Walisson Mariano Carvalho. Políticas educacionais para o enfrentamento do analfabetismo de jovens e adultos nos municípios do extremo norte do Bico do Papagaio: intenções e realidade.2019. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2019.
Resumo: A constatação da alta taxa de analfabetos de 15 anos ou mais de idade no Brasil, em que desde 1988 garante, formalmente, o direito à educação aos que não tiveram oportunidade da idade certa, contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa que tem como temática: políticas educacionais para o enfrentamento do analfabetismo de jovens e adultos. A presente pesquisa parte do seguinte problema: quais são as políticas públicas educacionais desenvolvidas para o enfrentamento do analfabetismo de jovens e adultos nos municípios do extremo norte do bico do papagaio? A investigação desse problema tem como objetivo geral conhecer as políticas de educação propostas e efetivadas pelo poder público para o enfrentamento do analfabetismo de jovens e adultos nos municípios do extremo norte do Bico do Papagaio, no estado do Tocantins. A pesquisa foi orientada pelos objetivos específicos: estimar a porcentagem de analfabetos absolutos de 15 anos ou mais de idade; verificar a quantidade de matrículas no ensino fundamental, sob a responsabilidade dos municípios, no censo escolar, após a divulgação da taxa de analfabetismo do censo de 2010, dos municípios do extremo norte do Bico do Papagaio; Identificar as metas e as estratégias direcionadas ao enfrentamento do analfabetismo de jovens e adultos nos Planos Municipais de Educação (2015-2025); analisar os resultados dos relatórios de avaliação e monitoramento destas metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação (2015-2025). Para a organização e análise dos dados utilizou-se a técnica de análise documental para interpretar, sintetizar as informações e a análise de conteúdo para a realização das inferências. verificou-se a quantidade de matrícula do ensino fundamental da modalidade de Educação Jovens e adultos, sob responsabilidade municipal como auxílio para a análise dos relatórios de avaliação e monitoramento. Esses relatórios foram retirados do site do PNE em Movimento, como documento público. Os resultados demonstram que nos municípios do extremo norte do Bico do Papagaio, permeado por desigualdades sociais e educacionais, prevalece a desarticulação entre as políticas de enfretamento do analfabetismo de jovens e adultos, o PBA e o PME. Este, apesar de ser decenal e ainda estar no terceiro ano de vigência, as estratégias necessitam ser desenvolvidas urgentemente para que o plano consiga ser materializado.
Abstract: The finding of a high rate of illiterates aged 15 years and over, in a country that since 1988 formally guarantees the right to education to these people outside school age, contributed to the development of the research that starts with the following problem: which are the public educational policies developed to confront illiteracy among young people and adults in the counties s of the extreme north of the parrot's beak? The investigation of this problem has as general objective to know the policies of education proposed and carried out by the public power to confront the illiteracy of young people and adults in the counties of the extreme north of Bico do Papagaio, in the state of Tocantins. To achieve this, the research will be guided by the specific objectives of estimating the percentage of absolute illiterates aged 15 years or over; to verify the amount of primary school enrollment, under the responsibility of the counties, in the school census, after the 2010 census illiteracy rate was disseminated, of the counties in the extreme north of the Bico do Papagaio; Identify goals and strategies aimed at confronting illiteracy among youth and adults in Municipal Education Plans (2015-2025); analyze the results of evaluation reports and monitoring of these goals and strategies of the Municipal Education Plans (2015- 2025). For the organization and analysis of the data the documentary analysis technique was used to interpret, synthesize the information and the content analysis for the realization of the inferences. As an aid to the analysis of the reports, it was verified the amount of enrollment of the elementary school of the modality of Education Young and adults, under municipal responsibility. The monitoring and evaluation reports of the plans were taken from the website of PNE em Movimento, as a public document. The results show that in the municipalities of the extreme north of the Bico do Papagaio, permeated by social and educational inequalities, prevails the disarticulation between the policies of refraining from the illiteracy of young people and adults, the BLP and the MEP. This, despite being a decade and still in its third year, strategies need to be developed urgently so that the plan can be materialized.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2405
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