Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2401
Autor(a): Monteiro, Marcos Rafael
Orientador: Lopes, Francisca Rodrigues
Título: Semiótica no espaço escolar
Palavras-chave: Arquitetura; Educação; Espaço Escolar; Semiótica; Architecture; Education; School space; Semiotics
Data do documento: 19-Fev-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: MONTEIRO, Marcos Rafael. Semiótica no espaço escolar.2020. 70f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2020.
Resumo: O presente trabalho é um estudo sobre a semiótica do espaço escolar historicamente construído, cujo objetivo foi o de analisar a dinâmica da significação dos espaços e sua conceituação. A metodologia utilizada foi um estudo teórico sobre o conceito de espaço que abarque o universo da ciência arquitetônica, observado os princípios básicos da educação; após isso, analisou-se o processo de formação do pensar arquitetônico voltado às edificações escolares, norteado pelo desenvolvimento das sociedades ao longo do tempo, considerando alguns conceitos que lhe são atribuídos, e que foram ditados, sobretudo pelos impactos sociais causados por uma situação de contato intersemiótico. No que se refere à semiótica, analisamos os processos de formação de conceitos e a dinâmica da simbolização do objeto espaço. Todo esse estudo e análise teve como suporte principais as teorias de Pierce, Vygotsky, Artigas, Carpintero e Zevi, entre outros. O resultado desta pesquisa possibilitou a apresentação de um produto final o qual é uma proposta de edificação escolar que envolva, de um lado, as necessidades didático-pedagógicas e, por outro, o reconhecimento de uma realidade moldada pelas indigências e anseios do homem.
Abstract: The present work is a study on the semiotics of the historically constructed school space, whose objective was to analyze the dynamics of the meaning of spaces and their conceptualization. The methodology used was a theoretical study on the concept of space that embraces the universe of architectural science, observing the basic principles of education; after that, the process of formation of architectural thinking aimed at school buildings was analyzed, guided by the development of societies over time, considering some concepts attributed to it, and which were dictated, above all by the social impacts caused by a situation of intersemiotic contact. With regard to semiotics, we analyze the processes of concept formation and the dynamics of the symbolization of the space object. This whole study and analysis were mainly supported by the theories of Pierce, Vygotsky, Artigas, Carpintero and Zevi, among others. The result of this research enabled the presentation of a final product which is a proposal for school building that involves, on the one hand, the didactic-pedagogical needs and, on the other, the recognition of a reality shaped by the indigencies and desires of man.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2401
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Marcos Rafael Monteiro - Dissertação.pdf1.85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.