Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2394
Autor(a): Costa, Ademir Brandão
Orientador: Vizolli, Idemar
Título: O legado no andarilhar de um curso de formação continuada sobre fração
Palavras-chave: Educação; Ensino e Aprendizagem de Fração; Formação Continuada; Professores de Anos Iniciais; Education; Teaching and Learning of Fraction; Continuing Education; Teachers of Initial Grades
Data do documento: 8-Out-2020
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE
Citação: COSTA, Ademir Brandão. O legado no andarilhar de um curso de formação continuada sobre fração.2020. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Educação, Palmas, 2020.
Resumo: A formação inicial e continuada dos professores que ensinam Matemática no 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental volta-se para o “como fazer”, em detrimento de “o quê” e “para quem fazer”. O mesmo se observa em relação ao ensino e à aprendizagem do conceito de fração nos Anos Iniciais, conteúdo importante para o desenvolvimento matemático dos estudantes do Ensino Fundamental. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições que um curso de formação continuada sobre fração trouxe aos professores de 4º e 5º Anos da Rede Municipal de Ensino de Araguaína, Tocantins, a partir da percepção dos professores, realizado no período de fevereiro de 2018 a maio de 2019, totalizando 126 horas. O presente estudo é de abordagem qualitativa e aplicada e foi desenvolvido em duas etapas: primeiramente, estudamos a literatura que trata dos modelos de formação continuada, em especial, os modelos destacados pelos pesquisadores Marcelo García, Antonio Nóvoa e Gabriela Moriconi et al. O curso considerou o uso de registros de representação semiótica, os diferentes significados de fração, bem como as características das quantidades. A consecução da pesquisa se deu a partir de análises de cartas produzidas por participantes do curso e entrevistas, na perspectiva de apreender o que esses professores consideram como legado do curso. Participaram da pesquisa 88 professores, dos quais 80% são licenciados em Pedagogia ou Normal Superior. Os resultados indicam que os professores gostaram do curso, sanaram lacunas teórico-metodológicas atinentes ao conteúdo de fração, e que o curso estabeleceu relação entre teoria e prática. De acordo com as narrativas, o curso de formação continuada mudou a maneira como esses professores concebem e ensinam fração aos estudantes.
Abstract: Initial and continuing training of teachers who teach Mathematics in the 4th and 5th grade of Elementary School focuses on “how to do” instead of on “what to do” and “for whom”. The same is observed when it comes to the teaching and learning of fraction in the initial years, which is an important content for the mathematical development of Elementary School students. Hence this study aims to analyze the contributions, according to the teachers’ perception, of a continuing education course on fraction for teachers of 4th and 5th grades of the Municipal Education Network of Araguaína, Tocantins, carried out from February 2018 to May 2019, with total workload of 126 hours. This study has a qualitative applied approach and it was developed in two stages: first, we studied the literature that deals with models of continuing education, especially the models highlighted by researchers such as Marcelo García, Antonio Nóvoa and Gabriela Moriconi et al. The course considered the use of semiotic representation register, the different meanings of fraction, as well as the characteristics of quantities. The research was accomplished based on the analysis of interviews and letters produced by course participants, with the goal of understanding what these teachers consider to be the legacy of the course. A total of 88 teachers participated in the research, and 80% of whom have a degree in Pedagogy or equivalent. Results show that the teachers enjoyed the course, since it enabled them to solve theoretical and methodological gaps regarding fraction content, and that the course established a connection between theory and practice. According to their narratives, the continuing education course changed the ways in which these teachers conceive and teach fraction to their students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2394
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ademir Brandão Costa - Dissertação.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.