Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11612/2255
Autor(a): Silva, Abel Moreira da
Orientador: Locatelli, Cleomar
Título: Formação de Professores Indígenas: uma análise dos Planos Estaduais de Educação (2015-2025) Tocantinópolis – T
Palavras-chave: Formação docente;Planos Estaduais;Educação Indígena;Formación docente;Planes estatales;Educación indígena
Data do documento: 16-Mai-2019
Editor: Universidade Federal do Tocantins
Citação: Abel Moreira da Silva. Formação de Professores Indígenas: uma análise dos Planos Estaduais de Educação (2015-2025) Tocantinópolis – TO. 2019. 57 f. Monografia (Graduação) Fundação Universidade Federal do Tocantins, Curso de Pedagogia - Campus Universitário de Tocantinópolis TO.
Resumo: O presente trabalho compreende o resultado de uma pesquisa realizada sobre política de formação docente indígena no contexto do cenário educacional brasileiro. Assim, o presente estudo tem por objetivo analisar as metas e estratégias do Plano Estadual de Educação (2016- 2026) que estão em consonância com a meta 15 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), voltadas para a formação de professores indígenas da educação básica. Para tanto, o estudo empreendido levou em consideração que se faz necessário discutir a trajetória de desenvolvimento de uma política de formação de professores indígenas. O desenvolvimento dessa política de formação docente indígena só foi possível a partir da Constituição Federal de 1988, onde diferentes dispositivos legais sobre a educação escolar indígena foram aprovados, sendo um dos pontos cruciais a necessidade formativa de indígenas como docentes e gestores de escolas. Os procedimentos utilizados para a produção e sistematização das informações foram realizados por meio de pesquisas documentais e bibliográficas. Os resultados reafirmam o caráter recente da política de formação docente indígena no Brasil e os seus avanços como uma área de interesse no planejamento educacional. No entanto, constatamos não só um uma centralidade na perspectiva técnica da formação, resumida, quase que exclusivamente para o docente indígena, como a necessidade de estudos e pesquisas que possam embasar as políticas, no sentido de uma formação intercultural crítica para o conjunto do processo formativo docente, que considere a inserção da educação escolar indígena como matéria relevante para todo o processo de preparação para o magistério.
Abstract: El presente trabajo es el resultado de una investigación realizada sobre la política de formación docente indígena en el contexto del escenario educativo brasileño. Así, el presente estudio tiene como objetivo analizar las metas y estrategias del Plan Estatal de Educación (2016-2026) que están en línea con la meta 15 del Plan Nacional de Educación (2014-2024), orientada a la formación de docentes indígenas en la Educación básica. Para ello, el estudio realizado tuvo en cuenta que es necesario discutir la trayectoria de desarrollo de una política de formación docente indígena. El desarrollo de esta política de formación docente indígena sólo fue posible a partir de la Constitución Federal de 1988, donde se aprobaron diferentes disposiciones legales sobre la educación escolar indígena, siendo uno de los puntos cruciales la necesidad de formación de los indígenas como docentes y directores escolares. Los procedimientos utilizados para la producción y sistematización de información se realizaron através de la investigación documental y bibliográfica. Los resultados reafirman la naturaleza reciente de la política de formación docente indígena en Brasil y sus avances como área de interés en la planificación educativa. Sin embargo, notamos no solo una centralidad en la perspectiva técnica de la formación, resumida, casi exclusivamente para los docentes indígenas, sino la necesidad de estudios e investigaciones que puedan sustentar políticas, en el sentido de formación intercultural crítica para todo el proceso. la formación docente, que considerá-la la inserción de la educación escolar indígena como un tema relevante para todo el proceso de preparación para la docencia.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2255
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