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dc.contributor.advisorSilva, Cláudia Adriana da-
dc.contributor.authorMatos, Michael Monteiro-
dc.date.accessioned2020-12-29T11:35:34Z-
dc.date.available2020-12-29T11:35:34Z-
dc.date.issued2020-09-17-
dc.identifier.citationMATOS, Michael Monteiro.Ensino de Astronomia com aprendizagem baseada em game: o caso Bendegó. 2020. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional Nacional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação Profissional Nacional em Ensino de Física, Araguaína, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2220-
dc.description.abstractIn order to innovate the teaching-learning in physics in schools, the current work uses a digital game developed by the author called "The Bendegó Case" which has a playful approach, for the purpose of facilitating the students’ understanding and commitment in relation to the object of knowledge of Basic Level Astronomy, Kepler’s Laws and the Universal Gravitation in two classes of Junior High School in PalmasTO. It were used two methodologies founded on game-based learning, as the flipped classroom and the Toulmin’s argumentation theory in two different moments to acquire, respectively, Digital Culture and Communication, Competences of Base Nacional Comum Curricular (BNCC). The results revealed the students’ commitment in a certain way, very positive because it facilitated the learning of basic concepts of physics when working on the skill to acquire the competences. So the students became more active, because they did not spend most of their time listening only to the teacher, but interacting themselves, that is, playing a leading role in the class.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBNCC; Jogos Digital; Astronomia Básica; Aprendizagem Baseada em Games; Digital Games; Basic Level Astronomy; Game Based Learningpt_BR
dc.titleEnsino de Astronomia com aprendizagem baseada em game: o caso Bendegópt_BR
dc.contributor.advisor-coLemos, Luis Juracy Rangel-
dc.description.resumoCom o intuito de inovar o ensino-aprendizagem em Física nas escolas, este trabalho utiliza-se de um jogo digital desenvolvido pelo autor chamado "O caso Bendegó" que tem uma abordagem lúdica, com a finalidade de facilitar a compreensão e o engajamento dos estudantes em relação ao Objeto de Conhecimento da Astronomia Básica, Leis de Kepler e Gravitação Universal em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio na cidade de Palmas-TO. Foram utilizadas duas metodologias fundamentadas na Aprendizagem Baseada em Games sendo: a Sala de Aula Invertida e a Teoria da Argumentação de Toulmin, em dois momentos diferentes para adquirir, respectivamente, a Cultura Digital e a Comunicação, Competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados revelaram um engajamento, de certa forma muito positivo, pois facilitou o aprendizado de conceitos básicos da física quando trabalhado a habilidade para adquirir as competências. Assim, os estudantes tornaram mais ativos em razão de não passar a maior parte do tempo ouvindo apenas o professor, mas interagindo, ou seja, assumindo o papel de protagonistas na classe.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Física

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