Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2202
Authors: Rosa, Tânia Maria de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Luiza Helena Oliveira da
Title: Diálogos e interdições na formação inicial do professor: análise semiótica de relatos em torno das práticas
Keywords: Formação docente; Estágio Supervisionado; Semiótica discursiva; Prática pedagógica; Teacher training; Supervised internship; Discursive semiotics; Pedagogical practice
Issue Date: 27-Mar-2020
Citation: ROSA, Tânia Maria de Oliveira. Diálogos e interdições na formação inicial do professor: análise semiótica de relatos em torno das práticas.2020. 206f. Tese (Doutorado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: A presente tese é resultado da pesquisa desenvolvida sobre a formação inicial do professor de linguagem em curso de Licenciatura em Letras, considerando-o como ator no processo de aprendizagem da prática docente. Trata-se de um estudo de caso que objetivou analisar práticas de estágio discursivizadas na voz do professor em formação inicial, de modo a identificar as percepções de acadêmicos na condição de estagiários sobre a própria formação e atuação docente enquanto atores no processo de aprendizagem inseridos em dois espaços de formação: o da universidade e o da escola-campo. Para tanto, elegeu-se como objeto de investigação relatos de experiências de um grupo de acadêmicos, voluntários, concluintes do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins no período de 2016 a 2018, nas etapas de estágio de observação e prática docente referentes à disciplina de Estágio Supervisionado. Consideramos como corpus i. doze depoimentos gerados de entrevistas semiestruturadas; ii. notas realizadas em diário de campo produzido em observação da prática na disciplina Estágio Supervisionado de um professor universitário; iii. depoimentos de profissionais da Educação Básica vinculados à Secretaria Estadual de Educação do Tocantins- SEDUC, Regional de Araguaína-TO. Como teoria de análise das narrativas, mobilizamos a semiótica discursiva, valendo-nos das categorias da sintaxe narrativa, levando em conta as relações operadas sob o regime da manipulação que implicaram nas transformações no percurso narrativo, A ela se aluam semântica discursiva, como considerando os temas e as figuras que constroem no discurso dos estagiários uma imagem de escola e de formação docente. A partir das revisões trazidas pela sociossemiótica a respeito da narratividade, dedicamos capítulos de análises sob a ótica dos regimes de interação, questões referentes à semiótica do espaço, além das modalizações e efeitos passionais oriundos das relações entre sujeitos e objetos e entre sujeitos/objetos e as práticas, sinalizando, por fim, uma semiótica do vivido. Nessa direção mobilizamos a semiótica considerando os níveis de pertinência de uma teoria que ilumina os dados e oferece um viés de análise para as práticas didáticas. Ainda que a formação do professor seja processual e se dê durante o curso da vida profissional, complexificada na experiência cotidiana e em processo contínuo, a formação inicial tem como desafio uma maior aproximação com a efetiva prática docente para além das demandas estritamente acadêmicas.
Abstract: The present thesis is the result of research carried out on the initial training of language teachers in an undergraduate degree in Language Arts. This case study aimed to analyze rationalized internship practices in the voice of the teacher in initial training to identify their perceptions about training and teaching performance in the learning process, inserted in two training spaces - the university and the field school. For this purpose, we chose as the subject reports of the experiences of students graduating from the Federal University of Tocantins between 2016 and 2018. We considered as corpus 1. twelve testimonials generated from semistructured interviews; 2. notes made in a field diary produced by observing the practice in the Supervised Internship subject of a university professor; 3. testimonials from Basic Education professionals associated to the State Education Secretariat of Tocantins, in the city of Araguaína (SEDUC-TO). As a theory of narrative analysis, we gathered discursive semiotics, using the categories of narrative syntax, considering the relationships operated under the regime of manipulation that implied transformations in the narrative path. Discursive semantics refers to it considering themes and figures that build an image of the school and the teacher training in the discourse of the interns. Based on the reviews brought by socio semiotics regarding narrativity, we dedicated chapters of analysis from the perspective of interaction regimes, issues related to the semiotics of space, in addition to the modalizations and passionate effects arising from the relationships between subjects and objects and between subjects/objects and practices, signaling, finally, a semiotic of the experienced. In this direction, we mobilized semiotics considering the levels of the relevance of a theory that describes the data and offers a way of analysis of teaching practices. Although teacher training is procedural and takes place during professional life, complexified in everyday experience, and is a continuous process, the initial training has the challenge of getting closer to effective teaching practice beyond strictly academic demands.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2202
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